Caruaru, município do estado de Pernambuco, fica localizado a 130 km da capital, Recife. A maior cidade do agreste pernambucano, é carinhosamente chamada de “Capital do Forró”. O motivo fica nítido com o ritmo mais popular da região sempre presente em lojas, restaurantes e hotéis.
Foto: Museu Luiz Gonzaga por Allan Patrick – IMG_0083, CC BY-SA 2.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11262757

Dono de uma das culturas mais ricas do Brasil, o município ficou muito conhecido pelo artesanato  feito com barro por grandes artesões como Vitalino. Suas festas típicas também chamam atenção de milhares de turistas, com destaque para a Festa de São João, a Semana Santa e as enormes feiras populares onde são comercializadas roupas, produtos típicos da região e muito artesanato.

A arquitetura da cidade pode ser notada em construções imponentes como a Igreja da Nossa Senhora da Conceição , o Convento dos Capuchinhos e o prédio que hoje abriga o Memorial da Cidade de Caruaru.

A cidade possui vários museus como o Museu do Barro, o Museu do Forró, o Museu do Cordel e a Casa-Museu Mestre Vitalino. O Museu do Cordel é uma homenagem ao cordelista caruaruense Olegário Fernandes que descreveu a história do homem nordestino de forma poética. 

O Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro é o primeiro grande parque urbano da cidade e conta com um jardim sensorial, um lago com cascata e um anfiteatro.

Não deixe de conhecer a Feira Livre de Caruaru, uma das maiores feiras populares do país, que atrai visitantes dos quatro cantos do mundo. No centro da feira você poderá experimentar comidas típicas da região como a carne de sol, a macaxeira e o cuscuz.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Caruaru!

1 – Museu do Barro

O Museu do Barro ou “Espaço Zé Caboclo”, fica localizado em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves, ao lado do Pátio do Forró. Lá, você vai conhecer alguns trabalhos dos artistas locais como: Mestre Vitalino e Mestre Galdino.

2 – Museu do Forró Luiz Gonzaga

Também no Espaço Cultural Tancredo Neves, está o Museu do Forró Luiz Gonzaga, que é dividido em quatro salas: Sala do Centenário Luiz Gonzaga; Sala Luiz Gonzaga e Festejos Juninos de Caruaru e Sala Elba Ramalho. Os acervos são compostos por imagens, textos, documentos, livros, arquivos de áudio, vestimentas, peças decorativas e alguns objetos pessoais, como a indumentária de Gonzaga e seu atestado de óbito.

3 – Alto do Moura

Um dos bairros mais famosos de Caruaru, é o Alto do Moura, considerado como um dos mais importantes centros de arte figurativa do mundo. Aqui também acontecem apresentações de grupos regionais e dos tradicionais Trios de Forró Pé de Serra.

4 – Casa – Museu Mestre Vitalino

Mestre Vitalino retratou no barro a sua terra e a sua gente, criando tipos e expressando sentimentos. Sua arte alcança projeções internacionais. Transformada em museu, sua humilde morada foi incorporada ao patrimônio municipal em 26 de abril de 1969.

5 – Feira de Caruaru

A tão conhecida Feira de Caruaru, um dos principais atrativos turísticos da cidade, acontece a 10 minutos do Museu do Barro e Forró. É considerada uma das mais importantes feiras do Brasil, recebendo semanalmente cerca de 40 mil visitantes. Em 2006, a Feira de Caruaru recebeu pelo IPHAN, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

6 – São João em Caruaru

É durante o São João que Caruaru se transforma, sendo palco de grandiosas festas juninas que enchem os olhos – por esse motivo, a cidade é considerada como a “Capital do Forró”. Durante este período, a cidade toda se colore e ganha enfeites típicos. Em cada esquina só se ouve um único ritmo, o forró! As noites de São João são animadas pelas cantorias de viola, emboladas de coco e ciranda, xote, xaxado, baião, concurso de quadrilhas matutas e estilizadas, forrós e blocos juninos.

7 – Memorial da Cidade de Caruaru

Funcionou como mercado de farinha desde sua inauguração até o ano de 1992 quando foi transformado em Memorial da Feira. No ano de 2009, depois de oito anos de desativação, foi reaberto e reinaugurado como Memorial da Cidade de Caruaru para servir de Guardião da memória e da história da cidade de Caruaru.

8 – Memorial Mestre Galdino

O Memorial Mestre Galdino expõe peças e poesias originais deste artesão e poeta popular. Podem-se encontrar, também, fotografias e textos sobre a vida e obra do artista. Galdino foi um dos contemporâneos de Vitalino e também se destacou por seu artesanato em barro, sobretudo por suas peças surrealistas.

9 – Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro

O Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro é o primeiro grande parque urbano da cidade e está localizado na área da antiga sementeira, que foi reestruturada e transformada em um parque público. O projeto arquitetônico contempla um jardim sensorial, um lago com cascata, anfiteatro, banheiros e estacionamento.

10 – Festivais em Caruaru

Não deixe de conferir, o Festival de Bacamarteiros, que normalmente acontece no dia 24 de junho. São cerca de 700 participantes vestidos de cangaceiros, disparando com seus antigos Bacamartes. Há também, os festivais de Quadrilhas, Sanfoneiros e dos Fogueteiros, que movimentam mais de 20 mil pessoas.

QUER CONHECER CARUARU?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.