A apenas 40 km da capital gaúcha, Novo Hamburgo é integrante da Rota Romântica, no Vale do Rio dos Sinos, e participa da Rota dos Cervejeiros, perpetuando a paixão e a tradição germânica de fabricação da bebida. Foto: Museu Casa Schmitt Presser Por Claitonmedina, CC BY-SA 3.0 – Wikipédia

Entre as principais atrações turísticas, merece destaque o Centro Histórico de Hamburgo Velho, Patrimônio Histórico Nacional. Lá estão a Fundação Scheffel, o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, as igrejas e seu conjunto de casarios antigos. O bairro tem se renovado com a abertura de galerias de arte contemporânea e pubs. Com a realização de eventos de rua nos finais de semana, tornou-se  um importante polo cultural, garantindo ótimas opções de lazer e entretenimento.

O turismo de negócios alia-se ao lazer – a cidade se mantém como referencial no ramo coureiro-calçadista. O destino oferece duas edições anuais da Feira da Loucura por Sapatos. Sem contar a rede de varejo, com dois shopping centers e a Via do Calçado, na Rua Magalhães Calvet, que disponibiliza uma grande e variada oferta de calçados e acessórios.

Novo Hamburgo é também, um expressivo polo cultural, com o tradicional Teatro Paschoal Carlos Magno e o moderno Teatro Feevale, que dispõe de infraestrutura para receber os mais variados espetáculos.

Quando o assunto é natureza, todos os caminhos levam ao Parque Henrique Luiz Roessler e ao Parque Floresta Imperial. Na Zona Rural, o destino é Lomba Grande, com seus morros e paisagens verdejantes perfeitos o ano inteiro. No verão, oferece sítios de lazer e balneários, e no inverno é possível praticar atividades de aventura, com trilhas, ciclismo e cavalgadas.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Novo Hamburgo

Monumento ao Sapateiro – Foto: Claitonmedina/Domínio Público

1 – Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

Em 7 de janeiro de 1924 foi aprovada a compra de um terreno para a fundação da Igreja Matriz, onde se encontra hoje a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. A Igreja foi idealizada pelo arquiteto José Lutzenberger. A inauguração da Nova Igreja Matriz ocorreu no dia 21 de março de 1954.

2 – Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Construído no ano de 1890, o casarão em estilo neoclássico onde atualmente funciona a Fundação Scheffel serviu à comunidade de diferentes formas: como residência, como local de eventos culturais, como casa comercial e até como hospital. Inteiramente restaurado pelo Município de Novo Hamburgo, ele hoje abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel.

3 – Santuário das Mães

O Santuário das Mães é um dos pontos que mais se destaca no turismo religioso no Vale do Sinos. Localizado no alto de um morro da cidade de Novo Hamburgo, o Santuário das Mães é um local sagrado para peregrinações. Trata-se de uma igreja imponente, que proporciona além de uma paisagem inigualável, momentos de reflexão e uma saudável caminhada no platô onde se situa o templo. Sempre no mês de maio ocorre a consagrada Caminhada das Mães.

4 – Monumento ao Sapateiro

A obra, criada pelo artista Flávio Scholles e inaugurada em 1979, é uma homenagem aos operários das fábricas de calçados. São seis relógios estilizados, com oito horas cada. As horas representam a jornada diária de trabalho – e cada relógio representa um dia da semana. Os operários são muito importantes para o Município: Novo Hamburgo é a Capital Nacional do Calçado por causa de seu esforço.

5 – Igreja Luterana Três Reis Magos

Construída em 1833, foi a primeira igreja evangélica em Novo Hamburgo e uma das primeiras do Estado. O nome da igreja evoca a data da sua inauguração, ocorrida no dia 06 de janeiro, alusivo aos Três Reis Magos.

6 – Museu Comunitário – Casa Schmitt-Presser

O Museu está abrigado em uma antiga edificação tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Neste prédio existia uma venda de colônia e a residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o Fundador de Novo Hamburgo. A Casa foi declarada de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal em 1981, e tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1985.

7 – Parque Henrique Luis Roessler

Simbolicamente batizado com o nome de um dos precursores do movimento ecológico no Brasil, Henrique Roessler, o “Parcão”, já vem cumprindo com uma função importante, aumento para quase 3m² a área verde por habitante, contribuindo, desse modo, para melhor qualidade da vida da população.

8 – Museu Nacional do Calçado

O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Ele está localizado no Campus I da Feevale, reunindo um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O espaço também se propõe a promover exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitações dirigidas.

9 – Praça do Imigrante

A Praça do Imigrante foi umas das primeiras obras de melhoria de infraestrutura urbana de Novo Hamburgo, inaugurada em 20 de setembro de 1927, cinco meses após a emancipação do Município.

10 – Teatro Feevale

Inaugurado no dia 20 de setembro de 2011, o espaço cultural tem cerca de 10.500 m² e pode receber até 1.842 espectadores. O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de mais de 500 m². Possui em suas dependências cinco camarotes, com mais de 15 poltronas cada, e um backstage que comporta sete camarins.

CONHEÇA NOVO HAMBURGO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.