A famosa Costa Verde, uma cadeia de montanhas cobertas pela rica Mata Atlântica, guarda tesouros ainda desconhecidos por muitos. São cascatas, florestas de bromélias, flores exóticas, espécies raras de árvores e pássaros. De frente para as montanhas, está o mar da Baía de Angra dos Reis.

Com uma extensão de 180 km, a Costa Verde é formada por 3 municípios: Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Cada um com suas peculiaridades, seus atrativos e suas riquezas, mas tendo em comum a beleza e a exuberância da natureza em sua forma mais sedutora.

Em julho de 2019, Paraty e Ilha Grande receberam o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Veja a matéria completa aqui!

Mangaratiba

Ruínas de Mangaratiba – Foto: Divulgação Prefeitura de Mangaratiba

Localizada entre as Baías de Ilha Grande e de Sepetiba e conhecida pela riqueza de seu litoral, Mangaratiba é recortada por inúmeras praias de águas verdes e cristalinas e pelas belas montanhas com florestas ainda intocadas. A cidade abriga também tesouros que revelam sua importância histórica.

As Ruínas podem ser visitadas na Estrada Imperial, considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil. Construída por D. Pedro II em 1856, a estrada liga Mangaratiba a Rio Claro com 40 km de extensão pela Serra do Piloto.

Ilha Grande

Ilha Grande – Foto: alinemoraes20120 / Pixabay

Sem dúvida, um dos locais mais bonitos do Brasil, a Ilha Grande combina história, paisagens de tirar o fôlego e preservação que garantem ao visitante uma experiência inesquecível.

São paisagens fascinantes: 86 praias de diferentes características, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos espalhados em 193 km². A intimidade entre a mata Atlântica e o mar é muito grande e os recantos paradisíacos são abundantes

Paraty

Paraty – Fofo: Shinzato Gilson / Pixabay

Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é lento devido às pedras “pés-de-moleque” de suas ruas.

As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época; os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente.

Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade e a Reserva da Joatinga; além disso, ainda faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar, ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

Angra dos Reis

Angra dos Reis – Foto: Adilson de Moraes Brito / Pixabay

Mundialmente famosa e conhecida por suas belezas naturais e suas praias irresistíveis, Angra oferece magníficas vistas ligando a Mata Atlântica ao Oceano.

A cidade de Angra dos Reis é conhecida desde o descobrimento do Brasil. Causou muito interesse aos portugueses pelas maravilhas que ali encontraram. Suas 365 ilhas, além de muitas praias, em plena mata atlântica compõem o mapa do lugarejo que era habitado por índios e escravos.

Venha conhecer a Costa Verde no litoral sul do Rio de Janeiro!

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.