Uma das principais cidades do estado de Alagoas, Arapiraca é conhecida como a “Capital do Fumo” por ser um dos maiores produtores de tabaco do país. O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas, uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão.
Foto: Planetário de Arapiraca por Circuito Fora do Eixo, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42658031

Arapiraca ficou conhecida por sua feira livre às segundas-feiras, quando comerciantes de vários municípios vizinhos vinham à cidade vender seus produtos.

Dentre os pontos turísticos da cidade, não deixe de conhecer o Lago da Perucaba, um dos mais bonitos cartões-postais da cidade, o Bosque das Arapiracas, o Parque Ceci Cunha, o Planetário Municipal e o Mercado de Artesanato.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Arapiraca!

1 – Lago da Perucaba

Inaugurado em março de 2009, o projeto de revitalização do antigo açude tornou-se um dos mais belos cartões-postais do estado de Alagoas. O Lago da Perucaba possui detalhes arquitetônicos e urbanísticos que ganham contorno ainda mais bonito durante o pôr-do-sol.

O local possui duas quadras poliesportivas, duas outras de areia, ciclovia, área de passeio, praça de eventos, playground, espaço Sesc Ler e, ainda, no final de sua extensão, o Planetário Digital Municipal, o maior do gênero no Brasil.

2 – Planetário Digital Municipal

Com uma área de 1.800 m², o Planetário Digital Municipal foi inaugurado em outubro de 2012. Localizado no Lago da Perucaba, o planetário oferece espaço para 235 pessoas sentadas em seu cine teatro, sala de observação com 70 lugares, ambiente de leitura, banheiros e elevador para cadeirantes.

O Planetário foi construído nos moldes estadunidenses, introduzidos pela empresa Hiperlab. Há a possibilidade de avistar mais de 100 mil estrelas através de seu sistema digital.

3 – Bosque das Arapiracas

Em 2012 os moradores de Arapiraca receberam um pulmão verde a florir em meio às construções. O espaço, que tem ciclovia, fonte iluminada, ambiente para descanso e lazer e rampas acessíveis, é um dos mais visitados pelos arapiraquenses para caminhadas ou se exercitar ao ar livre.

4 – Parque Ceci Cunha

O parque Ceci Cunha, é uma área de lazer que conta com espaço para crianças, área para caminhadas, ciclovias, lanchonetes, áreas verdes e um lindo Lago artificial. Aos domingos o parque se transforma em uma érea de recreação infantil, onde é montada uma estrutura de brinquedos infláveis, cama elástica entre outros brinquedos. O local recebeu este nome em alusão à deputada federal Ceci Cunha, assassinada no dia 16 de dezembro de 1998.

5 – Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves

Com seis anos de atividades, o Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves ganhou notoriedade por abrigar dezenas de artistas locais que vivem do que produzem. O local tem, além dos boxes onde ficam os artesãos, uma conha acústica para apresentações musicais durante os finais de semana, quiosques, banheiros e ótima iluminação.

6 – Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca

Palco de diversas conquistas no campeonato alagoano, pela Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca foi inaugurado em 1952 com o nome do prefeito daquela gestão. No ano seguinte, o povo comemorou pela primeira vez o título de campeão estadual.

7 – Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho

A cruz da igreja Concatedral é uma referência histórica da cidade e pode ser vista por todos os pontos de Arapiraca.

A Paróquia Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho representa a fé deste povo guerreiro, que é o de Arapiraca.

A Igreja do Santíssimo, conhecida como Igreja Matriz, foi construída por Manoel André, fundador da cidade. Em 3 de fevereiro de 1865, ocorreu a primeira missa. Em 15 de agosto de 1944, ganhou ampliação e tornou-se paróquia.

8 – Memorial da Mulher Ceci Cunha

No Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março de 2008, foi lançado o Memorial da Mulher Ceci Cunha, na Praça Santa Cruz. A instituição museológica exalta a história de vida de dezenas de figuras femininas do município, as quais, ajudaram a construir o que se conhece desta “Estrela Radiosa”. Várias mostras e exposições são realizadas no local, promovendo reconhecimento e resgate dessas personalidades.

9 – Museu Zezito Guedes

O Museu Zezito Guedes, situado na Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, abriga amplo acervo do escultor e estudioso José Gomes Pereira, de 76 anos; conhecido como “Zezito Guedes”, o escultor virou, em agosto de 2013, mestre do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas.

Inaugurada em 2009, a instituição museológica também possui vasto material histórico da formação, avanço e desenvolvimento da cidade de Arapiraca com fatos importantes e registros fotográficos raros.

10 – Casa da Cultura

Inaugurada em agosto de 1998, a Casa da Cultura presta um serviço à comunidade com teor de preservação e reverência à história. O local é voltado também para exposições de artes e feiras de pesquisas.

Com acervo literário dos artistas de Arapiraca, réplicas de atavios utilizados na cultura fumageira e fotografias do ciclo do fumo, além de cópias de objetos da nossa Cultura Popular Tradicional, o espaço abriga ainda a Biblioteca Pública Municipal.

QUER CONHECER ARAPIRACA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.