Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte se caracteriza pela cultura, qualidade de vida e a hospitalidade de seu povo. Cercada pelas montanhas da Serra do Curral, a capital de Minas Gerais encanta pelo belíssimo horizonte e garante um clima agradável aos habitantes. Foto: Praça da Estação por Pedro Vilela – MTur Destinos.

Belo Horizonte é uma das melhores cidades para se fazer bons negócios, conciliados a momentos de lazer e diversão. A cidade possui uma infra-estrutura turística de qualidade, com uma grande rede de hotéis e restaurantes. Com excelente prestação de serviços e opções de badalação para os mais variados estilos, a cidade foi eleita nacionalmente a capital dos barzinhos.

Ao visitante o que não falta são lugares para se conhecer. Dentre os diversos pontos turísticos de Belo Horizonte está o complexo da Lagoa da Pampulha – projetado por Oscar Niemeyer. Não deixe de conhecer também, o Jardim Zoológico, o memorial da Imigração Japonesa e os estádios Mineirão e Mineirinho.

Outros pontos turísticos importantes são o mercado central, a Praça do Papa e o parque das Mangabeiras; além da agradável Praça da Liberdade, composta de um belo conjunto arquitetônico que vai do eclético à arquitetura contemporânea.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Belo Horizonte!

1 – Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer. Entre outras atrações turísticas estão o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turísticos.

2 – Igreja de São Francisco de Assis

Localizada a beira da lagoa da Pampulha e Projetada por Oscar Niemeyer, a Igreja de São Francisco de Assis recebeu jardins do paisagista Roberto Burle Marx.

3 – Museu de Arte da Pampulha

O prédio foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Projetado para ser um cassino no início da década de 1940, hoje abriga o Museu de Arte da Pampulha (MAP). Os jardins que circundam o prédio foram criados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Em 1957 foi criado o Museu de Arte. Datam dessa época as primeiras doações de obras que hoje compõem o acervo do Museu. O acervo com cerca de 1.500 obras possui exposições produzidas para espaços culturais da Capital e de outras cidades mineiras.

4 – Palácio da Liberdade

Sede histórica do Governo do Estado e um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, o Palácio da Liberdade foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro. Construído a partir de setembro de 1895 e projetado pelo arquiteto José de Magalhães, o Palácio da Liberdade passou por uma restauração em 2013.

Ao visitar o Palácio, o público pode conhecer seus salões, candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica, o rico mobiliário e seu belo jardim.

5 – Centro Cultural Banco do Brasil

Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte possui 1.200 m² de área para exposição; duas salas de mostras permanentes; teatro com capacidade para 264 lugares; sala multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais. estilo eclético com influências neoclássicas e art déco. O edifício, inaugurado em 1930, sediou a Secretaria de Interior e Justiça.

6 – Casa do Baile

A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, produzindo e abrigando exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas relacionados aos temas de sua vocação museal. Como espaço de lazer e entretenimento nas noites belo-horizontinas, logo tornou-se palco de atividades musicais e dançantes.

7 – Praça da Estação / Praça Rui Barbosa

A Praça Rui Barbosa é atualmente um dos principais espaços públicos para a realização de shows e eventos. Nela acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belo Horizonte. Abriga ainda a Estação Central do Metrô e o Museu de Artes e Ofícios, implantado em um belo edifício neoclássico. Sua construção teve início em 1904.

8 – Parque Municipal Américo Renne Giannetti

Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, o Parque Municipal Américo Renne Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. O Parque Municipal possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas; é também refúgio para a fauna silvestre. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis.

9 – Estádio do Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, começou a ser construído em 1960, em terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais, na Região da Pampulha em Belo Horizonte. Foi inaugurado em 1965 com um jogo entre a Seleção Mineira e o River Plate da Argentina.

10 – Museu do Futebol

A exemplo de importantes estádios no mundo, o Mineirão conta com um museu destinado ao futebol. O Museu Brasileiro do Futebol é o primeiro do gênero, totalmente voltado para o futebol, em Belo Horizonte. Além da importância histórica e patrimonial da edificação, visitar o museu significa percorrer a história do esporte e vivenciar emoções e experiências que só o futebol pode proporcionar.

CONHEÇA BELO HORIZONTE COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.