Capital brasileira da Cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes. A cidade transformou a bebida, que é paixão nacional, em rota oficial. Foto: Relógio de Flores, Blumenau por Renato Soares – MTur

Visitar Blumenau é estar em contato direto com a cultura germânica. A região, colonizada por alemães na metade do século XIX e depois por italianos e poloneses, respira a cultura europeia. Ao percorrer o Centro de Blumenau, especialmente a Rua XV de Novembro, ainda é possível ver alguns prédios inspirados no estilo enxaimel.

Para quem busca boas opções compras, Blumenau pode render excelentes aquisições. A cidade é polo de produção têxtil e de peças de cristal. Outlets ajudam a economizar e são boas pedidas para aquisição de roupas de cama, mesa e banho, assim como de taças de cristais.

O Vale da Cerveja e a Rota do Enxaimel, no Vale Europeu, são os dois principais percursos de Santa Catarina que passam por Blumenau. Não deixe de visitar a cidade de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, e comer um delicioso prato típico germânico. Vale também conhecer a Vila Itoupava, onde há grande concentração de casas em estilo enxaimel.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Blumenau!

Foto: Prefeitura Blumenau por Renato Soares - MTur

1 – Prefeitura Municipal de Blumenau

Prédio inaugurado em 1.982, no local onde funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária. A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial.

2 – Locomotiva Macuca

Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

3 – Relógio de Flores

Inaugurado em 2000, em comemoração aos 150 anos de Blumenau, o relógio funciona à energia elétrica e é o único no Estado. No Brasil existem apenas cinco relógios de flores: Poços de Caldas (MG), Petrópolis (RJ), Curitiba (PR), Garanhuns (PE) e Blumenau (SC).

4 – Teatro Carlos Gomes

Para acolher todos os grandes acontecimentos culturais da cidade, foi construído em 1939. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil com plateia para 1.170 pessoas, ambiente climatizado e oferece também: escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e Centro de Convenções. Em 1948, foi realizado o 1º Baile de Debutantes do Estado. Local em que, mais tarde, também debutou a atriz blumenauense Vera Fischer.

5 – Rua XV de Novembro

No início, era conhecida por “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, passou a denominar-se Rua do Comércio. Curiosidade: Foi a primeira rua calçada em Santa Catarina, no ano de 1929. Hoje é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau e do Stammtisch. O curso de 1590 metros de extensão da Rua XV de Novembro é de uma beleza incontestável.

6 – Catedral São Paulo Apóstolo

Inaugurado em 1958, o moderno templo católico contém em seu interior vitrais com belos efeitos de luminosidade e coloração. Possui uma imponente torre com 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos que representam Jesus, Maria e José. Imagens esculpidas em cedro incorporam a fachada da entrada principal. O relógio, trazido da Alemanha em 1930, pesa 484 quilos. No ano 2000, ganhou o status de Catedral.

7 – Castelinho da Havan

Projetado pelo arquiteto Heinrich Herwig, o Castelinho da Havan é uma réplica da prefeitura da cidade alemã de Michelstadt. A construção abriga a loja da Havan, uma grande rede varejista do Brasil, e é uma atração turística muito visitada na cidade. Sua arquitetura em estilo medieval germânico, com torres, janelas pontudas e paredes de tijolo, faz com que seja um dos principais cartões postais de Blumenau.

8 – Museu da Cerveja

Inaugurado em 24 de setembro de 1996, o Museu da Cerveja de Blumenau é uma atração turística imperdível para quem visita a cidade. Inaugurado em 1996, este museu conta a história e a evolução da cerveja, bem como a história e a cultura em torno desta bebida tão popular em todo o mundo.

9 – Parque Vila Germânica

Projetado para representar as tradições e a cultura dos imigrantes que colonizaram a região, o Parque Vila Germânica é um complexo de eventos localizado em Blumenau, com uma área de 30 mil m². O parque acolhe eventos de grande porte, como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, a Sommerfest e a Magia de Natal.

10 – Ponte de Ferro / Ponte Aldo Pereira de Andrade

Inaugurada em 1931, a Ponte de Ferro possui 315 metros de extensão e 18 metros de altura. Até meados de 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados, por isso ficou conhecida como Ponte da Estrada de Ferro. Hoje, serve de ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda. O Mirante, construído próximo à ponte, marca o ponto de chegada dos 17 primeiros imigrantes.

CONHEÇA BLUMENAU COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.