Boa Vista, capital de Roraima, fica localizada na margem direita do rio Branco e teve origem na vila de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Nas áreas próximas ao rio, estão os principais registros do passado de Boa Vista, com construções em estilo neoclássico que relembram o auge da cidade. Foto: Praia do Caçari por Ederson Brito – MTur

Chegando em Boa Vista, conheça a Orla Taumanan, um lugar especial para admirar algumas atrações da cidade como, a Ponte dos Macuxi e a Praia Grande, e ainda apreciar um belo nascer do Sol.

A cidade tem várias atrações imperdíveis como: a Estação Ecológica de Maracá, que além de ser um trecho de floresta preservada, conta com espécies como a onça-pintada, as ariranhas e as guaribas; o Monumento ao Garimpeiro, principal estátua da cidade, que homenageia os trabalhadores que extraíam ouro na região quando a atividade era liberada; o Monumento aos Pioneiros, que nos remete ao contorno do Monte Roraima; a Praça do Centro Cívico onde ficam as sedes dos poderes estaduais de Roraima; e o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, o mais completo espaço de lazer de Boa Vista, dentre outros.

Não deixe de conhecer também, o Centro de Artesanato e Turismo Velia Coutinho, com lojas de produtos artesanais de influência indígena, espaço de exposições e um palco coberto para espetáculos.

A influência indígena é muito forte na mesa dos roraimenses. Pratos como a “damorida” (caldo feito à base de peixe), paçoca com banana (carne assada triturada no almofariz misturada com farinha) e a torta de peixe bodó aguçam o paladar de quem visita o local. Temperos como a pimenta e o tucupi, também estão bastante presentes na gastronomia do Estado.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Boa Vista!

Monumento aos Garimpeiros – Foto: Ederson Brito/MTur

1 – Praça das Águas

Um dos principais cartões-postais de Boa Vista, a Praça das Águas abriga um circuito de fontes e chafariz com jatos de águas sincronizados e iluminados com diferentes tons de cor, que reagem com a sinfonia da música tocada em caixas acústicas. Inaugurado no ano 2000, o espaço também conta com internet e torres de alimentação solar, para fornecimento de energia para carregadores de celular.

2 – Monumento aos Garimpeiros

Localizado no centro, o principal monumento de Boa Vista é uma homenagem aos garimpeiros responsáveis pelo desenvolvimento da região.

3 – Centro de Artesanato

O Centro de Artesanato, pertenceu às dependências do antigo Mercado Municipal e foi também um lugar com boxes em que os vendedores comercializavam carne. Foi tombado em 15 de outubro de 1993, por sua importância histórica e cultural para o Estado e a cidade.

4 – Orla Taumanan

A Orla Taumanan é uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico de Boa Vista. A Orla Taumanan (“paz” em Macuxi) é um espaço de lazer dividido em plataformas que abrigam quiosques onde funcionam barzinhos e restaurantes. É o lugar ideal para admirar o Rio Branco. O local passou por reforma recentemente, alterando sua forma original.

5 – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco é tombada como patrimônio histórico de Boa Vista. Com características germânicas originais da década de 1920, foi construída por padres Beneditinos. Foi a primeira igreja construída na Bacia do Rio Branco.

As particularidades do templo são únicas na região Amazônica. A igreja passou por várias descaracterizações em sua estrutura até ser restaurada recentemente para ganhar as características originais que marcaram o nascimento de Boa Vista.

6 – Igarapé Água Boa

O igarapé água boa fica localizado a cerca de 15 km do centro da cidade. Suas águas límpidas e cristalinas são acessadas pela foz do rio Branco ou pelas propriedades particulares.

7 – Praia do Caçari

Localizada às margens do rio Cauamé, a Praia do Caçari é uma das principais opções de lazer de turistas e visitantes. O lugar tem uma boa infraestrutura de apoio e serviços.

8 – Lago do Robertinho

Essa propriedade privada localizada a 50km de Boa Vista, possui infraestrutura com opções de lazer, estacionamento, restaurante, tirolesa, lago com barcos, stand up pandle, caiaques e chalés.

9 – Praia Grande

Durante os meses de seca na região (de outubro a março), o nível das águas do Rio Branco diminui e surgem em toda sua extensão lindas praias de água doce. Localizada às margens do Rio Branco com vista para o centro histórico da cidade de Boa Vista, a Praia Grande é uma das principais opções de lazer da população. A travessia para a praia é feita de voadeira. O lugar tem uma boa infraestrutura de apoio e serviços.

10 – EcoPark

Essa propriedade privada, localizada a 35 km de Boa Vista, possui uma boa infraestrutura com opções de lazer, vôlei, piscina, sala de lazer, restaurantes, piscina infantil, passeios, toboágua, banana boat, stand up paddle, caiaques e chalés para toda família.

CONHEÇA BOA VISTA COM A TURISMO & CIA?
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.