Brasília foi inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A nova capital foi um projeto audacioso e adquiriu status de símbolo de planejamento urbano e arquitetura moderna no século XX. Foto: Brasília por Bento Viana – Governo do Distrito Federal

Com quase 2,5 milhões de habitantes, Brasília teve seu traçado básico, chamado de Plano Piloto, idealizado pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O desenho, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial, lembra a figura de um avião. É a cidade com a maior área tombada do mundo, 112,5 km².

O Plano Piloto é formado pelo encontro de dois eixos, o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário, abraçados pelo Lago Paranoá. O Eixo Monumental concentra muitos atrativos como: a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana de Brasília e a Torre de TV. Ao longo do Eixo Rodoviário, dividido entre Norte e Sul, ficam as quadras residenciais.

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, mais conhecido como Parque da Cidade, é um dos principais centros de lazer ao ar livre da capital. Com 420 hectares, é um dos maiores parques urbanos do mundo e abriga quadras de esportes, parques de diversões, lago artificial, churrasqueiras, centro hípico e pistas de caminhada.

Lago Paranoá, cuja orla oferece excelentes restaurantes e bares, reúne, aos finais de semana, praticantes de esportes aquáticos, como Stand Up Paddle (SUP), Canoagemkitesurf.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Brasília!

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida – Foto: Roberto Castro/MTur

1. Congresso Nacional de Brasília

Você pode conhecer o prédio do Congresso Nacional através do Programa de Visitação Institucional da Câmara. O programa é orientado por conceitos que vão além do turismo. Seu objetivo principal é transmitir informações sobre a história política do Brasil. Nas visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio, finalizando o passeio nos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei.

2. Catedral de Nossa Senhora Aparecida

Projetada por Oscar Niemayer e inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral Metropolitana de Brasília possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI.

3. Memorial Juscelino Kubitschek

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o Memorial JK foi construído no espaço em que, em 3 de maio de 1957, foi celebrada a 1ª missa de Brasília. No Memorial podemos encontrar várias coisas de Juscelino Kubitschek, como os seus restos mortais, o seu casaco simbólico, a sua faixa presidencial, medalhas, etc. Quem é fã de JK, não pode deixar de conhecer este memorial.

4 – Teatro Nacional de Brasília

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e realizado pelo engenheiro Bruno Contarini, o Teatro Nacional Cláudio Santoro (TNCS) possui estrutura com forma de pirâmide irregular. No seu interior, destacam-se as salas Martins Pena, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, onde de realizam, ao longo de todo o ano, numerosos atos e representações culturais.

5. Museu Nacional da República

O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço realiza desde exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade; além de palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

6. Templo da Boa Vontade

Com uma proposta ecumênica, o templo da LBV recebe anualmente mais de 1 milhão de pessoas. O local está aberto 24 horas, 7 dias da semana e foi escolhido pela FIFA como roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Desde sua inauguração em outubro de 1989, o Templo da LBV é o monumento mais visitado de Brasília de acordo com dados da Secretaria de Turismo do DF.

7. Biblioteca Nacional de Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília atua fundamentalmente como biblioteca pública integradora e centro referencial de cultura, informação e convivência. São cerca de 25 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento. O catálogo da biblioteca está disponível para consulta on-line. A BNB também disponibiliza uma Biblioteca Digital, que busca conteúdo em universidades, instituições de tecnologia e repositórios de pesquisa.

8. Santuário Dom Bosco

Também chamada de Santuário São João Bosco, esta igreja católica de Brasília é dedicada ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco. É um dos templos religiosos mais conhecidos da cidade. Projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, é especialmente famosa por seus vitrais. Considerado uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília, o santuário recebe milhares de turistas por ano.

9. Museu do Catetinho

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, durante a construção do novo Distrito Federal. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 10 de novembro de 1956 com a presença de JK, o Museu do Catetinho posteriormente, ficou sob os cuidados do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Três anos mais tarde, o presidente e o ministro da educação, Clóvis Salgado da Gama, anunciaram o tombamento histórico pelo IPHAN.

10. Estádio Nacional Mané Garrincha

Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, teve sua capacidade aumentada para 71.400 pessoas. O nome é uma homenagem ao ídolo brasileiro Mané Garrincha, bi-campeão mundial nas copas de 1958 e 1962. Totalmente reformado, o Estádio Mané Garrincha se transformou em uma arena multiuso, com amplos estacionamentos, apoio, vestiários e lojas.

CONHEÇA BRASÍLIA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.