Na Serra da Mantiqueira, a 170 km da cidade de São Paulo e aproximadamente 1.700 metros de altitude, fica Campos de Jordão, o município mais alto do Brasil e o mais frio, por estar entre montanhas. Foto: Portal de Campos do Jordao por Marco Ankosqui – MTur

A arquitetura das edificações tem inspiração no estilo suíço. O badalado centrinho do Capivari, concentra excelentes hotéis, restaurantes, confeitarias e shoppings. Ao seu redor, luxuosas residências lembram chalés e imponentes palacetes de estilo normando.

O clima frio e o ar puro da Serra são comparados aos de Davos Platz, nos Alpes Suíços, e aos de Chamonix, famosa estância francesa. Mas Campos do Jordão ainda é mais vantajosa do que as demais estâncias climáticas europeias, pois seu clima tropical de montanha faz com que o sol esteja presente praticamente o ano inteiro.

No inverno, a cidade ferve de gente, durante o tradicional Festival Internacional de Inverno, um dos mais importantes festivais de música erudita do Brasil e da América Latina.

Missas entoadas em cantos gregorianos são apresentadas no Mosteiro das Monjas Beneditinas de São João, aberto diariamente para visitação. Ali você ainda pode aproveitar a paz dos belos jardins para um momento de meditação.

Palácio da Boa Vista, edificação tradicional de Campos do Jordão, abriga hoje um importante cento cultural da cidade.

A natureza que emoldura a cidade é um espetáculo à parte e proporciona agradáveis passeios, como a visita do Horto Florestal, a trilha para a Cachoeira Garalhada, a prática de arvorismo no Parque dos Lagos e a contemplação no maravilhoso Parque Amantikir.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Campos do Jordão!

Foto: Amantikir, Campos Do Jordão por Marco Ankosqui - MTur

1 – Morro do Elefante

É um dos pontos turísticos clássicos de Campos do Jordão. Conta-se que o Morro do Elefante recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembraria, em tempos antigos, a tromba de um elefante. Subir até lá de teleférico, trenzinho ou de carro, para apreciar e fotografar a vista, é um daqueles programas imperdíveis.

2 – Vila Capivari

É onde tudo acontece. Seja ao redor da praça Benedito Calixto, onde uma concha acústica sedia apresentações gratuitas do Festival de Inverno, seja no calçadão da rua Djalma Forjaz, a Vila Capivari é o ponto de encontro de todos os que visitam Campos do Jordão.

3 – Bosque do Silêncio

O Bosque do Silêncio é um parque com uma área de 120.000 m² e é uma ótima opção de passeio para quem busca contato com a natureza e tranquilidade. Dentro do Bosque do Silêncio é possível encontrar o Instituto da Choperia Baden Baden e a Altus Turismo Ecológico, que oferecem diversas atividades para os visitantes, como arborismo, paintball, caminhadas ecológicas e muito mais.

4 – Casa da Xilogravura

A Casa da Xilogravura é um museu inaugurado em 1987 e instalado em um prédio construído em 1928. O museu abriga uma grande coleção de obras xilográficas e resgata a história da xilogravura no Brasil e no mundo. Além das exposições permanentes, o museu também realiza exposições temporárias e eventos culturais, como lançamentos de livros e workshops.

5 – Amantikir Garden – Jardins que Falam

No dia 25 de agosto de 2007, nascia o Amantikir. Após quase uma década de história, o parque já recebeu milhares de visitantes, de diversas partes do mundo. As flores e a vegetação de vários cantos do mundo formam cenários lindos e tranquilos, que sempre rendem belas fotos, especialmente na primavera.

6 – Mosteiro São João

O Mosteiro São João é um ponto turístico muito conhecido em Campos do Jordão. Localizado em um bosque cercado por ciprestes e belos jardins , o mosteiro abriga a comunidade monástica das irmãs beneditinas. É um lugar que transmite muita paz e tranquilidade, sendo ideal para quem busca uma conexão com a espiritualidade e a natureza.

7 – Museu de Esculturas Felícia Leirner

Uma das atrações mais conhecidas de Campos do Jordão, o Museu de Esculturas Felícia Leirner é um museu a céu aberto que reúne obras da escultora nascida na Polônia e naturalizada brasileira. São 84 obras – 44 em bronze e 40 em cimento branco – espalhadas em uma bela área verde.

8 – Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas gratuitas. Inaugurado em 1964, ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exposições periódicas de artistas brasileiros e outros eventos culturais.

9 – Horto Florestal

O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, tem uma área de 28.800 hectares recoberta de Mata Atlântica e de Araucária. O contato com a natureza entre suas árvores, percorrendo as várias trilhas, lagos e pontes é um excelente passeio durante a visita à cidade.

10 – Estação Ferroviária de Campos do Jordão

A Estação Emilio Ribas foi construída em 1913 e está localizada no centro de Campos do Jordão. Seu prédio histórico foi restaurado e hoje abriga o Centro de Informações Turísticas de Campos do Jordão. A Estação Emilio Ribas é também o ponto de partida para diversos outros passeios turísticos, como o passeio de bonde pela Vila Capivari e o passeio panorâmico de ônibus pela cidade.

CONHEÇA CAMPOS DO JORDÃO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.