Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Colombo é a maior colônia italiana do estado do Paraná. Seu nome é em homenagem a Cristóvão Colombo, navegador italiano que descobriu a América, em 12 de outubro de 1492. Foto: Área Rural de Colombo por SamirNosteb, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8535503

A cidade possui vários pontos turísticos, dentre os quais se destacam: a Casa da Cultura, o Parque Municipal da Uva, o Morro da Cruz, a Gruta de Bacaetava, a Casa Colonial Rural-Brasileira e a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Colombo possui um forte apelo para o chamado turismo rural. A região é rica geograficamente, possui belíssimas paisagens e também conta com a herança cultural dos imigrantes italianos.

O Circuito Italiano de Turismo Rural, criado em 1999, é um agradável passeio pelas tradicionais cantinas de vinho, herança dos imigrantes italianos, além da beleza natural da região. O Circuito Italiano ainda conta com vários restaurantes típicos, café colonial e vinícolas que podem ser visitadas.

As festas municipais são um grande atrativo para a população local e também para os turistas. Dentre elas podemos destacar a Festa da Uva, a Festa do Vinho, a Festa de Nossa Senhora do Rosário – padroeira da cidade e a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio – padroeira do imigrante italiano.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Colombo!

1 – Parque Municipal da Uva

Local onde é realizada a maior festa do município, a Festa da Uva, em fevereiro. Conta com uma infraestrutura de churrasqueiras, lanchonete, trilha, local para caminhada, tanque para pesca, estacionamento, playground, acesso para deficientes físicos e sanitários.

2 – Parque Municipal Gruta do Bacaetava

A Gruta do Bacaetava é um Patrimônio Espeleológico localizado próximo a Curitiba e de fácil acesso. O visitante percorre 200 m de extensão no interior da caverna, vislumbrando diferentes espeleotemas: estalactites, estalagmites, travertinos e muito mais!

3 – Casa da Cultura

A antiga Câmara Municipal, atualmente abriga a sede do Departamento de Cultura, onde são realizadas exposições de diversos artistas.

4 – Memorial do Imigrante Italiano – Casa Eugênio Mottin

A casa Eugênio Mottin, construída em 1922, foi realocada para o Parque Municipal da Uva e hoje é a casa que representa todos os imigrantes italianos de Colombo. Aqui o passado se faz presente através de pequenos detalhes, objetos, utensílios, roupas e memórias que relembram os primeiros imigrantes que aqui chegaram.

5 – Casa Italo Polonesa

É a valorização da cultura polonesa e italiana em um só espaço. A casa da família Perin e Puka foi doada para abrigar o atual Memorial Ítalo-Polonês, com o objetivo de trazer traços da cultura deixada pelos imigrantes poloneses. Foi realocada para o Parque Municipal da Uva em 2017, compondo junto ao Museu Municipal e ao Memorial do Imigrante Italiano, importantes atrativos culturais.

6 – Museu Municipal Cristóforo Colombo

O museu abriga acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais. A casa é uma réplica da Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo. Funcionava como escola, onde as aulas eram ministradas em italiano. Quando o médico visitava a cidade era ali que eram feitas as consultas, vacinas etc, além de servir como ponto de encontro dos italianos.

7 – Casa da Memória da Venerável Irmã Antonieta Farani

A casa da memória é onde viveu a Irmã Antonieta Farani com sua família, em Curitiba. Ela foi realocada para o bairro Capivari, onde a Irmã viveu uma fase muito importante de sua vida, sendo a primeira professora da região. A casa abriga um pouco da história, alguns pertences da irmã, além de artigos religiosos e um espaço para eventos religiosos.

8 – Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Construída em 1899, com belíssima arquitetura italiana, a igreja matriz é réplica de uma igreja de Vicenza, no Norte da Itália. Em seu interior, quadros, objetos sacros e mármores que vieram da Itália ressaltam a fé e a religiosidade dos imigrantes italianos.

9 – Igreja São Pedro – Nossa Senhora de Caravaggio

É uma igreja centenária, que mantém a mesma arquitetura desde 1931. A igreja recebe a maior procissão religiosa do município, no dia 26 de maio, em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira dos imigrantes italianos, com aproximadamente 7 mil visitantes.

10 – Morro da Cruz

O Morro da Cruz é o ponto mais alto de Colombo, com 1.200 metros de altitude e proporciona um visual deslumbrante aos visitantes. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se uma missa em agradecimento ao início do século XX, havendo a elevação de uma Cruz. Esse gesto de fé repetiu-se em 31 de dezembro de 2000, com a troca da antiga Cruz. Todos os anos, nessa data, realiza-se uma missa comemorativa.

QUER CONHECER COLOMBO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.