Cuiabá fica no ponto mais central da América do Sul e reserva boas surpresas, como seu Centro Histórico, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dois passeios imperdíveis são o Museu Rondon do Índio, com um acervo relativo às etnias indígenas que há séculos habitam a região, e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que reúne rochas e pedras preciosas, além de peças arqueológicas. Foto: Orla Do Porto por Flavio André – MTur

A cidade reserva uma experiência única de contato com a natureza por meio de reservas indígenas e do Pantanal. A leste de Cuiabá, fica o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, repleto de cachoeiras e cavernas em meio ao Cerrado (bioma conhecido como a savana brasileira).

Na gastronomia cujos pratos típicos se originam dos rios da região, nos pescados de pacu, pintado, caxara, dourado e outros, um dos principais pratos típicos é a ‘Mujica’, feito à base de peixe, geralmente acompanhado de farinha de mandioca, abóbora e banana. Não deixe de experimentar o guaraná (bebida simbolo do Pantanal), o arroz com pequi e os peixes de água doce.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Cuiabá!

Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus por Flavio André – MTur

1 – Orla do Porto

A Orla do Porto tem cerca de 1.300 metros de extensão. Recentemente a orla foi toda revitalizada, ganhando uma nova cara e tornou-se uma importante atração em Cuiabá MT. Além do calçadão, ideal para caminhadas, ao longo da orla há atrações variadas, como museus, lojas, além dos vários restaurantes com ótimas opções para fazer sua refeição observando o rio.

2 – Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Construído em 1842, a antiga casa de Dom Aquino, personagem ilustre da história de Cuiabá, é considerada Patrimônio Histórico Estadual e hoje abriga o Museu da História Natural. O local expões peças de arqueologia e paleontologia, além da própria construção histórica localizada do ladinho do Rio Cuiabá.

3 – Catedral Metropolitana de Cuiabá

A Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é a sede da arquidiocese de Cuiabá. Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga, uma joia do período colonial. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho.

4 – Palácio da Instrução

O Palácio da Instrução foi construído no ano de 1913 e possui estilo neoclássico. Já foi sede de várias escolas e instituições da cidade, e atualmente sedia a Secretaria Estadual de Cultura e a Biblioteca Pública.

5 – Museu do Morro da Caixa D’Água

O Museu da Caixa D’Água Velha consiste numa grande exposição de arte. Construído em 1882, era um pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água. Redescoberto e recuperado no final de 2007, o Museu ganhou lugar de destaque nos roteiros turísticos, de pesquisas e passeios estudantis e está em uma área urbanizada integrando com a natureza.

6 – Casa do Artesão

A Casa do Artesão é administrada pelo SESC que apresenta aos visitantes o melhor do artesanato mato-grossense. Fundada em 1975, localiza-se em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, onde, no início do século passado, funcionava o Grupo escolar Senador Azeredo.

7 – Centro Geodésico da América Latina

O Centro Geodésico é basicamente o ponto que tem as mesmas distâncias do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico, ou seja, é o “coração” da América do Sul. Localizado na Pascoal Moreira Cabral, é simbolizado por um grande obelisco de 20 metros de altura, feito de alvenaria e revestido com mármore branco.

8 – Sesc Arsenal

O SESC de Cuiabá, mais conhecido como SESC Arsenal, conta com diversas áreas de atuação, entre elas: área de alimentação, espaço do artesanato, galeria e ateliê das artes, bibliotecas, academia, piscina, salas de dança, pilates, música e artes cênicas, além de teatro e cinema. O prédio histórico onde o SESC foi instalado teve a construção iniciada em 1819, onde funcionava o Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso.

9 – Arena Pantanal

A Arena Pantanal é uma arena multiuso construída na cidade de Cuiabá, para sediar quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de Futebol Brasil na 10ª fase. A nova arena Multiuso substituiu o antigo Estádio Governador José Fragelli, conhecido popularmente como “Estádio Verdão”, demolido para dar lugar ao novo estádio. Sua capacidade de público está estimada em 42.968 pessoas.

10 – Parque das Águas

O Parque das Águas foi inaugurado em 2016 e é uma das principais atrações de Cuiabá. Tem uma área de cerca de 270.000 m² e possui pistas de caminhada, ciclovia, academias e diversas opções para lazer. O grande destaque do Parque das Águas, fica por conta do Show das Águas. Com mais de 70 metros de comprimento, a fonte luminosa é formada por jatos que fazem movimentos e coreografias ao som de músicas, criando um verdadeiro espetáculo.

CONHEÇA CUIABÁ COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.