Dourados continua sendo a melhor referência no turismo em Mato Grosso do Sul. A realização de grandes eventos, como a Feira do Empreendedor, Dourados Brilha, as festas juninas, o carnaval, e a Festa do Peixe contribui para consolidar Dourados como polo turístico de eventos. Os festivais gastronômicos também são um sucesso. Foto: Parque dos Ipês por Goldemberg Fonseca de Almeida – Midday in anywhereUploaded by Ras67, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16181796

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o Monumento ao Colono é uma referência em Dourados. Homenageia os primeiros colonizadores e trabalhadores do município, retratando décadas de luta e trabalho de um povo. Significa o marco inicial da colonização. Outro ponto importante, o Museu Histórico e Cultural, foi revitalizado e reimplantado com técnicas museográficas. O museu resgata a história da chegada dos primeiros desbravadores até a implantação da colônia agrícola.

A Catedral da Imaculada Conceição, com imagem da santa trazida da França e as ruínas da Usina Velha também valem a visita. Não deixe de conhecer também, o Parque dos Ipês e o Parque Rego D’Água que contam com pista de caminhada e espaços para a prática de esportes.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Dourados – MS!

1 – Catedral Imaculada Conceição

A Paróquia da Imaculada Conceição foi fundada no dia 03 de outubro de 1935, pelo bispo Dom Vicente B. Maria Priante. Logo quando inaugurada a capela, as missas eram rezadas pelos padres a cada cinco anos e só recebeu um vigário fixo, no ano de 1940, frei Hygino Latteck. Atualmente a igreja atende a todos as classes sociais e encontra-se intacta no mesmo local de sua inauguração.

2 – Monumento ao colono

Patrimônio histórico cultural, tombado em 1987, o monumento é uma referência na cidade. Homenageia os primeiros colonizadores e trabalhadores do município, retratando décadas de luta e trabalho de um povo. Significa o marco inicial da colonização.

3 – Museu Histórico e Cultural de Dourados

O Museu Histórico de Dourados foi criado pelo em 19 de dezembro de 1977, com a finalidade de promover a preservação e a valorização do patrimônio histórico do município. O acervo do museu conta com aproximadamente 3.669 peças catalogadas. Possui um vasto acervo de objetos, fotos, rouparia, equipamentos e documentação, o museu resgata a história da chegada dos primeiros desbravadores até a implantação da colônia agrícola.

4 – Parque Antenor Martins

Foi inaugurado em 1985 e foi nomeado Antenor Martins, como forma de homenagear um dos pioneiros da cidade de Dourados. O mesmo foi criado para suprir a falta de áreas públicas para o lazer e também pela necessidade de solucionar problemas ambientais, agravados pela urbanização. O parque tem servido como sede de eventos esportivos e culturais, mostrando-se apto a oferecer uma estrutura de lazer para famílias, estudantes e a comunidade.

5 – Parque dos Ipês

Com o colorido dos Ipês, a paisagem permite um encontro entre a beleza e a vida saudável. É um ótimo lugar para caminhadas. Possui pista de caminhada, quadra de peteca, vôlei de areia, basquete, futsal e playground. O Parque abriga ainda o Teatro Municipal e a sede da Academia Douradense de Letras e Cultura.

6 – Praça Antonio João

A Praça Antônio João Ribeiro é a maior e a mais central de todas as praças urbanas da cidade. Lá ocorriam festividades religiosas e cívicas. Este nome foi dada à praça como forma de homenagear Antônio João Ribeiro, herói da guerra do Paraguai. Atualmente este espaço passou a ser um local de encontro e descanso.

7 – Reserva Indígena

A reserva de Dourados foi fundada em 1925 e compreende uma área de 3.600 hectares, onde habitam índios de tribos Kaiowá, Ñandeva e Terena. Visitação mediante autorização da FUNAI.

8 – Usina Termelétrica Senador Filinto Muller ou Usina Velha

A usina começou a ser construída em 1943 e foi concluída em 1949 ocupando uma área de 12 mil metros. Recebeu este nome, para homenagear o Senador Filinto Muller, que teve grande participação na luta pela sua instalação, junto ao presidente Getúlio Vargas. Ela é considerada um símbolo do desenvolvimento para cidade de Dourados, foi à pioneira na geração de energia elétrica na cidade. Em 1952 a usina parou de funcionar, não conseguiu suportar a então crescente demanda local de energia. Foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal de Dourados, conforme a Lei nº 1694 de junho de 1991.

9 – Parque Rego D’ Água

O parque ambiental Primo Fioravante, mais conhecido como parque Rego D’Água, foi entregue a população em 1º de julho de 2014 e recebeu esse nome em homenagem ao ecologista, economista, escritor e sócio-fundador do Jornal Dourados News, Primo Fioravante Vicente, que foi um dos fundadores da ONG Salvar. Construído na região sul da cidade, no chamado Água Boa, o parque é um dos maiores complexos ambientais do interior do Estado e um monumento à ecologia e a preservação da natureza. O parque conta com um amplo portal de entrada, uma pista de caminhada de 2 km, quadra poliesportiva, pista de skate, espaço para lanchonetes, sanitários, playgraund, campo de futebol, deck, vestiário, quadra de areia e uma área de administração.

10 – Galpão das Artes Guaicurus

Criado em 2014, é um espaço onde é possível encontrar diferentes peças artesanais à base de argila, madeira, MDF e ferro. No galpão trabalha uma família de artesãos, entre eles, o renomado artesão Cilso e o artista plástico Marlon Beraldo.

QUER CONHECER DOURADOS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.