Ilhéus, município do estado da Bahia, é considerada a capital do cacau e conhecida como a “Princesinha do Sul“. Ilhéus tem uma beleza peculiar com praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e um centro histórico que conta muito sobre o país. Foto: Catedral de São Sebastião por Marcio Filho – MTur

A Mata Atlântica emoldura a cidade com sua rica biodiversidade, cuidadosamente preservada. Embora tenha vocação turística e ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme prosaico dos áureos tempos do cacau.

Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século 20. As fazendas de cacau de Ilhéus e região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates.

No Centro Histórico, a vida e obra do escritor baiano podem ser conhecidas em um roteiro a pé, com início na Casa de Cultura, antiga residência do escritor. O Bar Vesúvio promove, no verão, uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib do romance Gabriela Cravo e Canela. 

A maior parte das praias de Ilhéus possuem uma ótima infraestrutura, com bares, quiosques e boas hospedagens. As praias localizadas no Litoral Sul, são as mais procuradas pelo seu visual paradisíaco. As do litoral norte também são lindas, mas são mais rústicas, com pouca ou nenhuma infraestrutura. Já as localizadas na região central são urbanas e mais voltadas a diversão, com incentivo a prática de esportes náuticos e na areia.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ilhéus!

1 – Catedral de São Sebastião

Com aproximadamente 47 m de altura, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 após 36 anos de construção. A Catedral é um dos principais cartões postais da cidade de Ilhéus.

2 – Bar Vesúvio

Inaugurado em 1910 por 2 donos Italianos, o bar tornou-se famoso por fazer parte do romance e novela “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado.

3 – Bataclan

O antigo bordel, cabaré e cassino frequentado pelos coronéis do cacau, funcionou até os anos 1940. Tem restaurante, choperia, charutaria e salões para exposições, saraus, apresentações teatrais e shows.

4 – Teatro Municipal de Ilhéus

Inaugurado em dezembro de 1932, o Teatro Municipal de Ilhéus era originalmente chamado de Cine-Teatro Ilhéus. Suas obras foram iniciadas em 1930 na praça Luiz Vianna.

5 – Casa de Cultura Jorge Amado

A Casa, antiga residência dos Amado, é o local onde Jorge Amado iniciou seus primeiros escritos. Reformada e transformada em Casa de Cultura Jorge Amado, foi inaugurada em 27 de Junho de 1997.

6 – Igreja de São Jorge – Museu de Arte Sacra

A Igreja mais antiga do centro de Ilhéus, foi inaugurada em 1556. No local também funciona o Museu de Arte Sacra que guarda uma imagem secular de São Jorge.

7 – Palácio Paranaguá

Construído em estilo neoclássico em 1907, o Palácio Paranaguá abriga a Prefeitura de Ilhéus e é uma das mais belas construções do interior do estado.

8 – Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade

Concluído em 1928 com arquitetura neogótica o Convento tem uma das mais belas paisagens de Ilhéus. O local também possui um Museu.

9 – Estátua de Cristo

A Estátua de Cristo, com 7,5 m de altura, fica localizada na Praia do Cristo e serve de referência estética, ética e religiosa para o povo de Ilhéus.

10 – Mercado de Artesanato

O Mercado de Artesanato oferece produtos de artesãos regionais como bijuterias, bordados, redes, tapetes e licores. Além disso, o local também oferece lanchonetes, bares com serviço de restaurante, salão de beleza e Internet. O espaço possui 71 lojas. Entre os destaques estão as camisetas pintadas a mão, as tapeçarias e as peças em crochê. 

QUER CONHECER ILHÉUS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.