Ji-Paraná é conhecida como “Coração de Rondônia”, devido à localização da cidade na região central do estado e, à presença de uma ilha com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá. O nome da cidade vem do tupi, tendo como significado “grande rio dos machados”. Foto: Museu das Comunicações por Paulo Sérgio – SETUR

Em Ji-Paraná, a natureza serve como opção de lazer. Nas águas dos rios Machado e Urupá é possível: pescar, nadar, praticar esqui aquático ou remar. Também é possível passar algumas horas andando pela mata fechada, onde a fauna e flora oferecem ao turista um espetáculo de rara beleza. Para aqueles que não gostam de correr riscos, é possível se divertir nas quadras e piscinas dos clubes, ou fazer algumas visitas nos principais pontos turísticos da cidade.

Apesar da presença de praças, parques ecológicos e da exuberante natureza, o turista quando chega a Ji-Paraná tem um destino histórico imperdível a conhecer: o Museu das Comunicações, localizado no centro. O Museu é uma referência na história de Rondônia!

Não deixe de conhecer também a Casa do Papai Noel, o Teatro Dominguinhos, a Casa do Artesão e o Parque Ecológico Municipal; o local concentra mata fechada, riacho, lagoas e conta, ainda, com espaços esportivos.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ji-Paraná – RO!

1 – Museu das Comunicações Marechal Rondon

Construído por Marechal Cândido Rondon em 1912, serviu de base para a primeira estação telegráfica. Posteriormente foi sede dos Correios e Telégrafos e, em 1985, foi restaurado para abrigar o Museu das Comunicações. No seu interior encontra-se expostos vários instrumentos telegráficos utilizados pôr Rondon no início do século XX, assim como várias correspondências expedidas e recebidas na ocasião de sua passagem pela região.

O museu ainda conta com um espaço destinado a exposição fotográfica contemporânea. Em outro espaço do museu é possível admirar o artesanato indígena dos povos Arara, Gavião e Zoró, que são as etnias remanescentes em Ji-Paraná.

2 – Igreja de São Jose

A Diocese de Ji-Paraná é uma Paróquia Salesiana, fundada em junho de 1979 pelo Pe. Silvio Micheluzzi, 1º Pároco da Paróquia. A Paróquia possui um projeto social conhecido como CEDB que forma e educa adolescentes e jovens.

3 – Catedral Diocesana São João Bosco

Construída em 1960, a Catedral Diocesana São João Bosco, foi demolida em 2016 para a Construção de um novo templo. A construção da nova catedral deve ficar pronta até o final do ano de 2018.

4 – Casa do Artesão

Espaço cultural que promove exposições, cursos, oficinas em todos os gêneros de artes. A casa do artesão pertence a fundação cultural e a prefeitura municipal de Ji-Parana. No local são oferecidos cursos gratuitos a toda comunidade.

5 – Teatro Municipal Dominguinhos

Localizado na Avenida Marechal Rondon, o Teatro Municipal Dominguinhos é o único teatro da cidade e tem capacidade para 200 pessoas. No local, são sediados grandes eventos que ajudam a promover a cultura no município.

6 – Praça da Bíblia

A Praça da Bíblia, localizada na região central de Ji-Paraná (RO), é um espaço público criado, em 2006, apenas para eventos ligados a atividades religiosas.

7 – Parque de Exposições Hermínio Victorelli

Com uma área total de 200 mil m², atualmente é considerado um dos mais bem estruturados do país, e é onde acontece anualmente a tradicional Exposição Agropecuária de Ji-Paraná, a Expojipa. Com uma estrutura totalmente nova, oferece conforto aos expositores, uma arena muito bem montada, além de um grande estacionamento dentro do parque.

8 – Casa do Papai Noel

A casa é um dos principais pontos turísticos do Estado durante o período das festas natalinas. Decorada por artesãos da prefeitura, o local chama a atenção pela riqueza de detalhes especialmente na decoração interna. Os adornos encantam a todos.

9 – Ginásio Gerivaldão

Desde sua inauguração há mais de 30 anos, o Gerivaldão é utilizado na realização de eventos diversos, incluindo feiras comerciais e eventos religiosos.

10 – Parque Ecológico Municipal

Inaugurado em junho de 2018, o Parque Ecológico Municipal é um atrativo à parte. O local concentra mata fechada, riacho e lagoas e conta, ainda, com espaços esportivos como duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia, um mirante, passarela sobre lagoas naturais, uma trilha e duas praças públicas. No parque é possível observar a presença de animais selvagens como macacos, aves e capivaras.

QUER CONHECER JI-PARANÁ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.