Lisboa é a capital e a cidade mais populosa de Portugal. Os bairros da Baixa Pombalina e Chiado são o “coração” da cidade. Foram edificados sobre as ruínas da antiga cidade de Lisboa, destruída pelo grande Terramoto de 1755. Foto: Bonde Elétrico, Lisboa por Frank Nurnberger – Pixabay

Alfama é um dos bairros mais típicos de Lisboa, com sua arquitetura típica árabe e medieval com ruas estreitas, que sobreviveu ao Terremoto de Lisboa de 1755. É em Alfama que se encontram a maioria das casas de Fado, onde se pode desfrutar de vários espetáculos ao vivo.

Junto à zona ribeirinha do Tejo, encontra-se a Freguesia de Belém, representante da época dos Descobrimentos. Esta região possui duas construções classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém – construção militar de vigia e uma preciosidade arquitetônica.

Representante da Lisboa moderna, o Parque das Nações nasceu em 1998. As principais atrações do bairro são: o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão de Portugal, a Torre Vasco da Gama, a Ponte Vasco da Gama e o Gare do Oriente.

Lisboa possui diversas bibliotecas, como a Biblioteca Nacional, e o Arquivo Histórico Ultramarino. A que merece maior destaque, por ser um dos mais importantes arquivos do mundo, é a Torre do Tombo.

Entre os museus destacam-se o Museu Nacional de Arte Antiga; o Museu Calouste Gulbenkian; o  Museu do Chiado; o Museu-Colecção Berardo; o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão; e o Museu Nacional dos Coches – o mais visitado do país, com a maior colecção de coches do mundo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Lisboa

Torre de Belém – Foto: Arvid Olson/Pixabay

1 – Torre de Belém

Construída no século XVI às margens do rio Tejo, a belíssima Torre de Belém é um dos monumentos que mais simbolizam Lisboa. A função do local era justamente controlar a entrada daqueles que chegavam pelo mar. A fachada do forte às margens do Tejo é de tirar o fôlego de tão belo, mas o interior também não decepciona. Não deixe de explorar com calma os vários andares da Torre e também aproveitar a vista do Tejo que se tem lá do alto.

2 – Padrão dos Descobrimentos

Os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões são alguns dos heróis portugueses homenageados neste monumento lisboeta, situado no bairro de Belém. Um belo e imponente paredão de frente para o rio Tejo, que “evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas”. Além disso, do alto do Padrão dos Descobrimentos é possível ter uma das vista mais belas do rio e de várias outras partes de Lisboa. São, ao todo, 56 metros de altura.

3 – Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma belíssima e imponente construção do século XVI, considerada uma joia da arquitetura manuelina, onde estão guardados tesouros e muita história. Situado no famoso bairro de Belém, próximo da Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos foi considerado patrimônio mundial pela Unesco. O edifício exibe uma extensa fachada de mais de trezentos metros. Em seu interior, chamam a atenção o belíssimo claustro e a igreja Santa Maria Belém.

4 – Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é uma das atrações mais famosas e visitadas de Lisboa. Uma fortaleza construída no século XI – por muçulmanos – situada em uma das colinas mais altas da cidade, de onde se tem vistas de tirar o fôlego da capital e também do rio Tejo. O castelo era o último reduto de defesa das elites que viviam na cidadela. No local, o visitante tem muito a explorar; são, ao todo, 11 torres, entre elas a Torre de Menagem, a Torre do Paço e a Torre da Cisterna.

5 – Elevador de Santa Justa

Para circular entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, o visitante pode tomar um dos elevadores públicos mais charmosos da história, o elevador de Santa Justa. Inaugurado em 1902, o ascensor de 45 metros de altura é todo em ferro fundido. Reconhecido em 2002 como Monumento Nacional, o elevador proporciona ao passageiro uma lenta e prazerosa viagem, permitindo, ainda, o acesso ao Miradouro de Santa Justa, um terraço de onde se tem uma belíssima vista de toda a Baixa Lisboeta e também do famoso Castelo de São Jorge.

6 – Praça Rossio

A praça Pedro IV ou praça Rossio, é um espaço amplo e todo pavimentado em pedra portuguesa como o calçadão de Copacabana. No centro da praça, encontram-se duas fontes barrocas e um pedestal que carrega a estátua de Dom Pedro, o homenageado. Além disso, na praça está situado o Teatro Nacional Dona Maria II, inaugurado em 13 de abril de 1846, durante as comemorações do 27º aniversário da rainha Maria II (1819-1853).

7 – Museu Arqueológico do Carmo

A poucos metros do elevador de Santa Justa, na parte alta da cidade, está o Museu Arqueológico do Carmo ou o Convento do Carmo. Um local onde o visitante encontra o que restou da antiga igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, fundada em 1389 por D. Nuno Álvares Pereiro. No museu está exposto um acervo incrível, composto por túmulos medievais, múmias pré-colombianas, esculturas muito antigas, peças romanas, entre várias outras preciosidades.

8 – Praça do Comércio

Também conhecida como Terreiro do Paço, a praça é hoje um grande ponto de encontro na cidade, tem duas arcadas datadas do século XVIII, além da bela estátua equestre de D. José I. No local também fica localizado o imponente Arco da Vitória, que faz ligação com a rua Augusta.

9 – Oceanário de Lisboa

Inaugurado em 1998, o Oceanário é um centro de estudo e conservação super moderno, projetado para abrigar uma quantidade enorme de peixes, aves, mamíferos, invertebrados e plantas. Um programa excelente para crianças, jovens e adultos. Ao adentrar o oceanário, passe um bom tempo admirando os belíssimos aquários, onde estão espécies de peixes-ósseos, tubarões, arraias, entre outros. Não deixe de conhecer também, o setor de aves marinhas e das simpáticas lontras.

10 – Rua Garrett

A elegante Rua Garrett é um dos principais endereços do Bairro do Chiado. No local encontram-se uma série de lojas descoladas, livrarias antigas, como a Bertrand, cafés charmosos, como o centenário A Brasileira – com a estátua de Fernando Pessoa na porta, e muito mais.

CONHEÇA LISBOA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.