Nova Petrópolis é um excelente destino para visitantes em todas as estações do ano. As belezas naturais e atrativos turísticos são ótimas opções para passeios em família e para aventureiros. Cenários incríveis reservam momentos especiais no Jardim da Serra Gaúcha.

A encantadora Praça das Flores é o cenário perfeito para registrar Nova Petrópolis em foto e na memória. O atrativo turístico também acolhe o famoso Labirinto Verde, que faz crianças e adultos se divertirem em meio ao caminho secreto de ciprestres. O tradicional artesanato da Serra Gaúcha é opção de souvenir para os visitantes do atrativo turístico.

Quem curte uma paisagem de tirar o fôlego precisa conhecer o imponente Ninho das Águias. O atrativo turístico é famoso por proporcionar um belíssimo pôr do sol nos fins de tarde. O cenário é fantástico e os aventureiros podem fazer voos duplos com profissionais.

Parque Aldeia do Imigrante é um ótimo local para um piquenique em família ou passeios a dois e ainda oferece opções de compras para quem deseja levar uma recordação da Serra Gaúcha.

Caminhantes, ciclistas e aventureiros que curtem cenários encantadores podem aproveitar os roteiros turísticos pelo interior de Nova Petrópolis. Em meio aos cenários agrícolas e paisagens bucólicas, os Roteiros de Natureza Autoguiados são ótimas opções para quem quer aproveitar as belezas do interior de bike, trekking ou de carro, em uma experiência individual ou em grupo.

Conheça os melhores Pontos Turísticos de Nova Petrópolis-RS!

1 – Torre de Informações Turísticas ou Torre Medieval

A Torre foi inaugurada em 25 de julho de 1990. No local funciona a Central de Informações da cidade. A Torre constitui-se de um pórtico na entrada da cidade, no entroncamento da BR 116 com a RS 235. A Torre tem estilo medieval e recebe os visitantes, que podem usufruir a paisagem a 25 metros de altura, após subir 80 degraus.

2 – Parque Aldeia do Imigrante

Inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985, o Parque ocupa uma área de dez hectares, sendo a maior parte mata nativa. O Parque é o atrativo turístico de maior destaque do município. Foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram esta região, predominando a imigração alemã.

O Parque está dividido em dois espaços, sendo o primeiro a Aldeia Bávara que oferece opções de compras para quem deseja levar uma recordação da Serra Gaúcha. O segundo é a Aldeia Histórica, na qual há a representação da história dos primeiros imigrantes em forma de Museu Vivo.

Além disso, o Restaurante Biergarten, localizado no interior do Parque, é um convite às delícias da culinária alemã, que podem ser degustadas em conjunto com um chopp bem geladinho. O Parque está aberto, diariamente, das 8h30 às 18h.

3 – Praça das Flores ou Praça da República

A Praça da República, situada no centro da cidade, funde-se com a história da própria Colônia Provincial, pois em 1858 já havia sido definida a sua localização. Hoje conhecida como Praça das Flores é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno.

Na praça, além do Labirinto Verde, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. A Praça das Flores ainda é agraciada com a Casa do Artesão, destinada a sediar uma Central de Informações ao turista.

4 – Labirinto Verde

Localizado na Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos dando passagem para chegar-se ao centro. São cuidadosamente cortados formando uma “cerca viva”. Nova Petrópolis é hoje conhecida nacionalmente por este produto turístico, inaugurado em 1989.

5 – Praça Theodor Amstad

Foi construída em 1942 pelos habitantes da localidade. As famílias reuniam-se no local após o trabalho do dia e em mutirão construíram a praça. O local era um banhado e foi aterrado com pedras retiradas das roças dos agricultores.

Na praça encontra-se o Monumento em homenagem ao Padre Amstad. O monumento apresenta o busto do Padre Amstad e ao redor placas indicando os municípios que aderiram ao Cooperativismo.

6 – Pinheiro Multissecular Milenar

O Pinheiro Multissecular é um atrativo natural, quase solitário na sua espécie, situado na Linha Imperial. Localizado na propriedade de Lourdes Grings, o acesso ao pinheiro fica junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235. Sua altura é de 45 metros e sua espessura equivale ao circulo feito por sete pessoas adultas de mãos dadas.

7 – Monte Mallakoff

Localizado na Linha Brasil, o Monte Mallakoff tem paredes de pedra basáltica, com paredões de mais de 100 metros de altura. No alto, encontra-se uma pedra meio suspensa, conhecida como Pedra do Silêncio. É propício para escalada o ano inteiro e considerado uma das formações mais difíceis de escalar do mundo.

Está localizado numa área repleta da mata nativa com diversas trilhas, num total de 16 hectares. Durante o evento Verão no Jardim da Serra Gaúcha são organizadas diversas caminhadas até o alto do Malakoff de onde se tem uma vista privilegiada do Vale do Rio Caí.

8 – Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Foi idealizado com o objetivo de resgatar a história da imigração germânica e divulgar por intermédio de esculturas em pedras. O processo de idealização do parque teve inicio em 2011 e somente em 14 de novembro de 2014 foi aberto á visitação. A matéria prima utilizada para esculpir o parque, foi o arenito. foram utilizados mais de 300 toneladas de pedras.

9 – Parque do Panelão

O Parque do Panelão tem formação rochosa com quedas d’água formando um lago com saída subterrânea. O Panelão é uma cachoeira comprimida entre dois grandes paredões de mais de 10 metros de altura. O local é praticamente deserto.

10 – Ninho das Águias – Voo Livre

O Ninho das Águias possui uma rampa de voo livre e está localizado a Noroeste do Município de Nova Petrópolis, permitindo uma vista panorâmica de 270º graus da região e do Vale do Caí. Fica a 4 km da cidade e a 684 metros de altitude, sendo seu acesso pela BR 116, na altura do km 181. O atrativo turístico fica aberto diariamente, das 8h às 20h.

A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até o final de outubro, sendo este o melhor período para a prática de voo livre. O Vale do Caí é protegido por morros e suas superfícies aradas são excelentes pontos de desprendimento de correntes ascendentes. Nesta época os vôos chegam a alcançar 3.000 m de altitude. O pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider.

QUER CONHECER NOVA PETRÓPOLIS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.