Localizada no interior do estado de São Paulo, Piracicaba é um importante centro cultural de sua região. O nome da cidade vem da língua tupi e significa “o lugar onde o peixe para“.
Foto: Universidade_de_São_Paulo – Campus_de_Piracicaba – Escola_Superior_de_Agricultura_ Luiz_de_Queiroz por Ivano Gutz, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51751215

O Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis são grandes áreas de preservação ambiental. O Parque Professor Phillipe Westin e os parques situados às margens do Rio Piracicaba são importantes pontos turisticos localizados na zona urbana. 

A cidade conta com vários espaços dedicados à realização de eventos culturais das áreas teatral e musical, como o Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” inaugurado em 19 de agosto de 1978. A Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” foi criada no dia 2 de maio de 1939, e conta com um acervo de 837 livros.

Além dos atrativos cênicos, Piracicaba ainda possui monumentos históricos, atrativos naturais e lugares para visita. Às margens do Rio Piracicaba há: a Casa do Povoador, o Parque do Mirante, o Centro de Lazer do Trabalhador, anexo ao Parque da Rua do Porto, que tem 20 mil m² com lago, pistas para exercícios físicos, parques infantis e um teatro de arena.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais importantes eventos sobre humor gráfico, realizado anualmente no Engenho Central, antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Piracicaba!

1 – Elevador Panorâmico

O Elevador Turístico “Alto do Mirante” fica localizado na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, sob o Rio Piracicaba. O mirante de 24 m de altura oferece uma vista de 360º sobre a cidade.

2 – Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves”

O espaço conta com três aquários, que medem 3 m de comprimento por 1,80 m de altura, com capacidade de 2.400 litros. Neles estão cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies.

3 – Casa do Povoador

Uma das edificações mais antigas da cidade, a Casa do Povoador foi construída entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da Secretaria da Ação Cultural que realiza exposições, mostras e oficinas de arte.

4 – Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio”

Construção do século XIX, está situado no Calçadão da Rua do Porto. O Casarão é uma das reminiscências em estilo neo-colonial da economia desta época. Após ser restaurado na década de 80, o Casarão passou a funcionar como Posto de Informação Turística, e em 2015, após uma grande reestruturação interna, reabriu com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas, exposições diversas, cursos, reuniões, palestras e visitação pública.

5 – Catedral de Santo Antônio

Construção em estilo românico, com capacidade para 1.000 pessoas. Foi inaugurada em 1959, sendo a quarta versão da Igreja Matriz de Piracicaba.

6 – Centro Cultural Martha Watts

O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de múltiplas atividades culturais e de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba. Localiza-se em um edifício tombado pelo patrimônio histórico, construído e inaugurado em 1884, que se tornou o segundo local de funcionamento do Colégio Piracicabano, fundado em 1881, pela missionária americana Martha Hite Watts. Reinaugurado como Centro Cultural Martha Watts, em 27 de junho de 2003.

7 – Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”

Instalado em 1887, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. O museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda, detalhes arquitetônicos, estrutura para visitação com foco na educação ambiental.

8 – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

O museu está instalado na casa centenária onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República, Prudente de Moraes, no período entre 1870 e 1902. O prédio tem estilo imperial brasileiro, mas também apresenta características neogóticas. Conta com salas temáticas que ilustram a vida de personalidades famosas que viveram na cidade, além dos relatos do ex-presidente.

9 – Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”

Parque urbano com 200 mil m², contém lago para atividade de canoagem e lazer com pedalinho, pista para caminhadas e corridas, playground e teatro de arena. É um ponto de encontro da população, visitantes e turistas principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto.

10 – Monumento Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália. Na cidade de Piracicaba foi construído dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, inaugurado no dia 26 de novembro de 2016.

QUER CONHECER PIRACICABA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.