Fundada em 1590, São Cristóvão é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. A primeira capital de Sergipe fica localizada no alto de uma encosta e é dividida entre cidade baixa e alta, onde as construções religiosas determinam seu traçado. O chão de pedra, a arquitetura colonial, as igrejas e museus compõem o seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Foto: Igreja e Praça São Francisco por Cleverton Ribeiro – MTur

A cidade é considerada um registro único e autêntico de um fenômeno urbano singular no Brasil, período durante o qual Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma única coroa, nos reinados de Felipe II e Felipe III, entre 1580 e 1640. A Praça une os padrões de ocupação seguidos por Portugal e as normas estabelecidas pela Espanha. São Cristóvão é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2010.

Quem vai a São Cristóvão e conhece seus monumentos, realiza um verdadeiro mergulho na história gloriosa (passado e presente) do município, e porque não dizer do País. A 4ª cidade mais antiga do Brasil possui riqueza cultural e conjunto arquitetônico inenarráveis. Para seus moradores, um simples passeio pode se transformar em descobrimento de suas raízes.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Cristóvão

Ruinas da Capela dos Capuchinhos por Cleverton Ribeiro – MTur

1 – Praça São Francisco

A praça São Francisco destaca-se entre o patrimônio tombado e apresenta um conjunto monumental excepcional e homogêneo, composto de edifícios públicos e privados. Construída entre os séculos XVI e XVII, demonstra a fusão das influências das legislações e práticas espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais.

2 – Museu Histórico de Sergipe

Localizado na Praça São Francisco, em um prédio do século XVIII, o Museu abriga os principais elementos que ajudam a contar a história de Sergipe. O acervo reúne relíquias como o famoso quadro de Horácio Pinto da Hora, que retrata Ceci e Peri (personagens principais do romance, O Guarani, de José de Alencar), móveis, documentos, moedas, louças e outros objetos que revelam a importância de São Cristóvão no contexto histórico.

3 – Convento e Igreja de São Francisco / Convento e Igreja de Santa Cruz

Atual Museu de Arte Sacra, reúne um dos acervos mais completos do Brasil. Durante o século XIX, as instalações do convento foram utilizadas pela Assembleia Provincial e Tesouraria-Geral da Província. Também hospedaram as tropas federais que combateram os revoltosos de Canudos, em 1897. O convento foi reformado por frades alemães, em 1902.

4 – Praça da Matriz

A Praça da Matriz ou Praça Getúlio Vargas é de onde convergem e estão sediados, em construções históricas, os principais órgãos da Prefeitura Municipal de São Cristóvão como a sede da prefeitura e o prédio da Procuradoria Municipal. O antigo fórum, o Sobrado da Cadeia e o Sobrado do Balcão Corrido – tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e hoje Centro de Restauração, também estão localizados na praça que é o coração do Centro Histórico.

5 – Igreja Matriz de Nossa Sra. da Vitória

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, fundada em 1608, foi designada um patrimônio de influência portuguesa e é um bem tombado pelo IPHAN. É uma das estruturas mais antigas da região central de São Cristóvão, tombada pela UNESCO. A igreja mantém-se ativa e pertence à arquidiocese de Aracaju.

6 – Cristo Redentor de São Cristóvão

Localizado na colina de São Gonçalo, o Cristo Redentor de São Cristóvão foi inaugurado em janeiro de 1926. O monumento possui 95 anos de existência e é considerado a primeira escultura com a imagem de Cristo no Brasil. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro, é datado de 12 de outubro de 1931.

7 – Convento e Igreja do Carmo

O Convento e Igreja do Carmo, fundados em 1699, ficam localizados na Praça do Carmo. Foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

8 – Xilogravura Arte Popular

A xilogravura é uma das mais fáceis técnicas de gravação. Com materiais simples é possível transformar uma gravura em um projeto de arte. No local, é possível viver uma experiência cultural na arte da XILOGRAVURA com o artista plástico que ensina a todo turista, como fazer seu próprio quadro, aprendendo essa técnica milenar (serviço opcional, adquirido diretamente com o artista).

9 – Igreja de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um templo religioso do século XVIII e é uma das muitas igrejas construídas por irmandades de negros devotos de Nossa Senhora do Rosário. Erguida em 1746, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi listada como um patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. Nossa Senhora do Rosário era uma figura de importância para os escravos e negros libertos do Brasil.

10 – Ruínas da Capela dos Capuchinhos

O monumento – frente de uma igreja e um casario antigo, foi uma residência religiosa, um sobrado e igreja hoje em ruínas. Ambos datam de meados do Sec. XVIII para o XIX. A frente da igreja foi recentemente reformada pelo IPHAN.

CONHEÇA SÃO CRISTÓVÃO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.