São Leopoldo, município do estado do Rio Grande do Sul, localiza-se a 34 km da capital gaúcha, Porto Alegre. A cidade deu origem a toda à região atualmente denominada “Vale do Rio dos Sinos“.  São Leopoldo é a primeira cidade da rota romântica que desperta interessas e encantos.
Foto: Antiga Locomotiva do Município de São Leopoldo Por Ricardo Melo Araujo, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3355211

A cidade tem diversos museus, teatros, bibliotecas e sociedades. Um barco foi construído para ser uma sala de aula flutuante. Através de um passeio no Rio dos Sinos se conhece a incrível jornada vivida pelos imigrantes alemães que chegaram à cidade navegando pelo rio. 

São Leopoldo é conhecida principalmente pela sua noite, que conta com inúmeras casas noturnas que atraem público tanto da própria cidade quanto das cidades vizinhas; também é conhecida pela sua gastronomia tendo em diversos pontos da cidade ótimas opções de restaurantes e bares. Dentro deste contexto, merecem destaque especial a Rua Independência ou Rua Grande, onde se concentram a maioria destas atividades e o centro comercial da cidade. 

No mês de julho, a cidade entra em festa para celebrar a imigração alemã e o aniversário da cidade. A São Leopoldo Fest é a maior festa do vale do rio dos sinos. Ela recebe milhares de pessoas e turistas durante o período da festa, com sua gastronomia originaria, diversos shows com artistas e bandas famosas, comércio, artesanatos, parques de diversões, passeios, oficinas, exposições e palestras.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Leopoldo – RS!

1 – Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Fundado em 1959, possui acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã. O prédio próprio foi construído em 1985 com ajuda da população, prefeitura e Governo da República Federal da Alemanha.

2 – Casa do Imigrante

Esta casa, símbolo da imigração alemã, abrigou os primeiros imigrantes em 1824. Construída em 1788, nela funcionava a Feitoria do Linho Cânhamo. A casa, transformada em museu a partir de 1984, é de propriedade do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Seus cômodos possuem exposições temáticas de móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos ao chegarem ao RS.

3 – Casarão da Câmara dos Vereadores

Passeando pela cidade, podem-se encontrar belas casas e prédios antigos construídos pelos imigrantes, como a Câmara dos Vereadores.

4 – Igreja Nossa Senhora da Conceição

A história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que em maio de 1865 deu lugar ao prédio atual.

5 – Monumento ao Centenário da Imigração Alemã

Localizado na praça do Imigrante, à margem do Rio dos Sinos, o Monumento do Imigrante foi construído em 1924, em comemoração ao centenário da imigração. A praça é a mais antiga do município.

6 – Museu do Trem

Antiga estação ferroviária de São Leopoldo e primeira estação construída no Rio Grande do Sul. O Museu do Trem ou Centro de Preservação da História da ferrovia no Estado foi fundado em 9 de março de 1985. Retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população.

7 – Santuário Sagrado Coração de Jesus – Padre Reus

Construído entre os anos de 1958 e 1968, recebe visitas de romeiros e devotos. O culto popular ao padre e a fé depositada em sua imagem surgiram há meio século. Muitos vêm orar e agradecer por graças concedidas pelo sacerdote.

8 – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Uma das maiores universidades particulares do Brasil, possui cerca de 25 mil alunos. Com 35 anos de existência, é mantida pela Sociedade Antonio Vieira, da Companhia de Jesus. Foi a primeira universidade latino-americana a receber a ISO 14001, concedida a organizações comprometidas com o meio ambiente.

9 – Sociedade Orpheu

Fundada em 20 de janeiro de 1858, é o clube social mais antigo do Brasil. Foi criado pelos imigrantes alemães que queriam difundir o canto orfeônico.

10 – Escola Superior de Teologia (EST)

Referência no país e no exterior, o mais antigo centro de formação teológica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) forma teólogos desde 1970. Possui a maior biblioteca na área teológica evangélica da América Latina, com acervo de 70 mil volumes.

QUER CONHECER SÃO LEOPOLDO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.