Em nosso sexto post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre os Caminhos da Mata. A região reúne 5 municípios: Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.
Foto: Vista parcial do centro de Tanguá por Alex Ribeiro, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=97710278

Possui potencialidades turísticas diversas, como prédios dos períodos colonial e imperial, sítios arqueológicos, folclore, natureza, cachoeiras, piscinas naturais, flores e plantas ornamentais, igrejas, reserva biológica, ecoturismo, turismo rural, esporte radicais e cavalgadas.

Itaboraí

Itaboraí conserva prédios tombados dos períodos colonial e imperial. Os mais visitados são: a Igreja Matriz de São João Batista, de 1672, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a imagem do Cristo Crucificado em Porto das Caixas e a antiga Casa do Visconde de Itaboraí, de 1840, que serviu de hospedagem à Família Real.

Outra visita obrigatória é o Sítio Paleontológico de São José, que fica na Lagoa de São José, é conhecido como “berço dos mamíferos” e onde foi encontrado um dos mais antigos fósseis do continente americano. As festas folclóricas e o manguezal de Itambi são outras atrações importantes.

Rio Bonito

Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de 1755, e a fonte Pietro Antonia Violante. Entre em contato com a natureza no Salto do Tomascar, com 4m de queda d’água e águas transparentes, conheça a Cachoeira dos Bagres e sua variedade de fauna e flora, as piscinas naturais da Cachoeira do Braçanal, e o Circuito Rural da Serra do Sambé.

São Gonçalo

Tem segunda mais população do estado e toda a infraestrutura das grandes cidades, com um shopping regional, supermercados e comércio ativo. No bairro do Colubandê, o pontos alto é a fazenda que dá nome ao local, uma linda construção em estilo barroco do final do século XVIII. Nela se encontra a Capela de Sant’Ana, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artísticos Nacional.

Silva Jardim

Tem o maior número de reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do estado. Um destaque é a Reserva Biológica do Poço das Antas. Em Aldeia Velha, distrito criado por imigrantes suíços e alemães, se encontram convidativas cachoeiras e trilhas perfeitas para ecoturismo, esportes radicais e cavalgadas.

Tanguá

Reúne atrativos naturais, como a Serra do Barbosão, com vegetação típica de Mata Atlântica, que mantém vestígios de um cemitério de escravos, grupos de quilombolas, além de áreas para escalar, rapel, tirolesa, motocross, asa-delta, paragliding e camping.

CONHEÇA A REGIÃO DOS CAMINHOS DA MATA COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.