A Serra Gaúcha é uma das regiões mais visitadas do Brasil. Além das belas paisagens, a Serra Gaúcha tem características culturais muito interessantes. A influência alemã e italiana, além da gaúcha, são as mais aparentes. Esta influência pode ser notada na arquitetura local, na produção de uvas e vinhos, na culinária e nos costumes. Foto: Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

A Serra Gaúcha vai muito além de Gramado e Canela! Outras cidades como Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, valem muito a pena ser visitadas na região.

A Serra Gaúcha se subdivide em três regiões geográficas e culturais diferentes: Campos de Cima da Serra (gaúcha), região das Hortênsias (alemã) e região da Serra (italiana).

Campos de Cima da Serra

Esta região localizada na parte plana acima da serra, não sofreu a influência dos imigrantes europeus. As paisagens mais marcantes são os belíssimos cânions e os principais destinos dos Campos de Cima da Serra, são: Bom Jesus, Jaquirana, Vacaria, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Região das Hortênsias

Esta região herdou características da colonização alemã. As principais cidades turísticas são: Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Um exemplo da herança alemã é o “café colonial“, comum nestas cidades.

Região da Serra

A Região da Serra Gaúcha que mais recebeu imigrantes italianos, se destaca pela ampla produção de uvas e vinhos. Os principais destinos da região da serra são: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha e Nova Prata.

10 roteiros imperdíveis na Serra Gaúcha

Palácio dos Festivais de Gramado

1 – Gramado

Gramado é um dos destinos mais visitados no Brasil, a cidade atrai muitos viajantes devido seu clima ameno e arquitetura européia, criando uma experiência incrível aos visitantes. A cidade possui mais de 30 pontos turísticos e atrativos sendo assim uma das cidades mais atrativas para quem desejar estar em um pedacinho da Europa, dentro do Brasil.

2 – Canela

Canela é uma cidade repleta de tranquilidade, opções de lazer e descanso, belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário as belezas naturais, matas nativas, ar puro e belas estruturas construídas para receber os viajantes, proporcionando momentos de paz e diversão. A gastronomia local contempla o tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce de chocolate caseiro são especialidades que agradam.

3 – Bento Gonçalves

A Serra Gaúcha é a maior região vinífera do país e 60% fica em Bento Gonçalves. Na cidade marcada por vales, encontram-se dezenas de vinícolas, das maiores do país, como Casa Valduga e Miolo, às pequenas e artesanais, guardiãs da tradição dos imigrantes vindos da Itália. Também em Bento, o Caminhos de Pedras preservam boas compras e casas típicas dos colonos e o Vale do Rio das Antas reúne vinícolas e um alambique.

4 – Nova Petrópolis

Colonizada por alemães, a cidade de Nova Petrópolis é um dos locais imperdíveis na Serra Gaúcha. Com uma arquitetura diferenciada, desde hotéis, pousadas, casas e restaurantes, a cidade é um ótimo programa para um passeio de um dia ou uma opção mais econômica para quem quer curtir momentos de tranquilidade. No passeio, visite a Aldeia do Imigrante, o Ninho das Águias, o Moinho Rasche, o Parque do Panelão, o Labirinto Verde e prove a inconfundível Cerveja artesanal Edelbrau.

5 – São José dos Ausentes

Abrigando o pico Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul e com um dos climas mais frios da região, a cidade de São José dos Ausentes é parada obrigatória para quem busca aventura e diversão no mesmo ambiente. A maior parte das atrações fica dentro das fazendas e as estradas de terra estão em muito bom estado. A atmosfera do local é incrível e você vai se encantar com o local.

6 – São Francisco de Paula

Conhecida por São Chico, a cidade de São Francisco de Paula é um dos roteiros imperdíveis para quem busca tranquilidade e sossego, longe das badaladas Gramado e Canela. O local conta com excelentes hospedagens e uma rede gastronômica que representa as raízes da terra. Os passeios incríveis do destinos são o Parque das 8 Cachoeiras e o Parque das Cascatas.

7 – Cambará do Sul

Porta de entrada para o Parque dos Aparados da Serra e ganhando cada vez mais espaço no circuito da Serra Gaúcha, a cidade de Cambará do Sul é o berço de uma formação rochosa espetacular, conhecida como Terra dos Cânions. O local é ideal para os apaixonados por ecoturismo e turismo de aventuras. Rodeada de cachoeiras, florestas de Mata Atlântica e araucária, os cânions de aproximadamente 900 metros de altura, com 8 km de extensão, formam uma das paisagens mais bonitas do país.

8 – Garibaldi

Famosa por suas vinícolas abertas e pelos espumantes incríveis, Garibaldi tem ruas calmas e uma área central muito charmosa, com alguns casarões históricos que resistiram ao tempo. Ao contrário de Bento Gonçalves, a maioria das vinícolas turísticas de Garibaldi ficam dentro da cidade. Um dos passeios imperdíveis é a Maria fumaça que sai de Bento Gonçalves, onde grupos folclóricos cantam e dançam ao som de músicas típicas italianas.

9 – Três Coroas

A cidade de Três Coroas possui o primeiro templo budista tradicional da América Latina e o maior Tibetano da América do Sul. O Templo Khadro King está localizado a cerca de 25 km de Gramado e é um dos roteiros ideais para um bate e volta. Khadro Ling é um centro de práticas e estudos dos lamas e praticantes do Budismo Tibetano. As visitas são gratuitas e o local é uma organização social sem fins lucrativos, mantido por meio de doações e trabalho voluntário.

10 – Jaquirana

Jaquirana é uma cidade com pouco mais de 4 mil habitantes. Potencializada pelo turismo rural, o local têm atrativos sensacionais para roteiros curtos. Na sua visita, conheça o Parque dos Venâncios e o Passo do S.

QUER CONHECER A SERRA GAUCHA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.