Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 27 km da capital, Maranguape é berço do historiador e jurista João Capistrano de Abreu; do humorista Chico Anysio e da atriz Lupe Gigliotti, dentre outros. Foto: Praça Capistrano de Abreu por Lauriston de Sousa Trindade, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16500599

O turismo é uma fonte de renda para o município devido aos atrativos naturais, como as Serras, nas quais existem várias trilhas por onde pode-se fazer caminhadas ecológicas como na trilha da Pedra do Derretido, ou na Pedra da Rajada.

Maranguape é sede do único Balneário da região metropolitana de Fortaleza em funcionamento contínuo desde a sua fundação. O Cascatinha Balneário & Chalés recebe associados e visitantes desde 1963. O complexo conta com parque aquático com piscinas e toboáguas, restaurante, chalés e pousada, cascatas, bicas, piscinas naturais, lago com caiaques, área para prática de esportes e jogos. Outro atrativo é o Y-Park, museu e parque de esporte do Grupo Ypioca.

Maranguape conta com grandes obras, dentre elas uma estátua em homenagem à Chico Anysio.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Maranguape!

1 – Solar dos Correias

Tendo a tradicional família Correia como primeiros proprietários, o local foi construído para abrigar os doentes de cólera e tuberculose no século XIX, sendo considerado a primeira unidade hospitalar do município.

2 – Solar dos Sombras

Também construído no século XIX, foi residência do primeiro intendente de Maranguape, Joaquim de Souza Sombra. Foi no Solar que o romancista José de Alencar conheceu o então jovem Capistrano de Abreu, levando-o para estudar posteriormente na cidade do Rio de Janeiro. Foi também do casarão, que partiu-se para o que seria depois o início do movimento abolicionista no Ceará, liderado por Chico da Matilde.

3 – Casa do Chico Anysio

Localizada no Sitio Ipu, trata-se da casa onde Chico Anysio viveu sua infância. Abriga hoje um pequeno museu. A visita nos leva a conhecer um pouco da meninice de Chico, como um dos cômodos da casa onde o humorista dormia com seus irmãos.

4 – Praça Capistrano de Abreu

A beleza da Praça Capistrano de Abreu cativa a todos que visitam a cidade devido à paisagem e os monumentos. Um deles é a estátua de Capistrano de Abreu, situada no meio da praça, com 2 metros de altura. A praça com o nome do Capistrano foi uma homenagem do município ao escritor.

5 – Solar Bonifácio Câmara

O Solar Bonifácio Câmara foi construído pela Família Correia na segunda metade do Século XIX, quando o café era o carro chefe da economia de Maranguape. Atualmente, o Solar Bonifácio Câmara é um bem do Patrimônio Histórico Municipal e é sede da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu com um acervo de aproximadamente 15.000 exemplares, sala de exposições, videoconferência, etc.

6 – Museu Municipal

Prédio que já abrigou a antiga cadeia da cidade, construído entre 1877 e 1879 e funcionando como casa de detenção até a década de 1980, contém um pequeno acervo e que pouco trata da história da cidade ou de seus filhos ilustres. Algumas peças sobre Chico Anysio que lá ficavam foram transferidas para a sua antiga casa, ficando assim o prédio com peças antigas.

7 – Sociedade Artística Maranguapense

Encontra-se instalado desde 2004 na antiga cadeia publica, construída no século XIX. O acervo guarda documentos, fotografias e objetos relacionados á historia do município, destacando-se peças pessoais dos lideres políticos, a primeira central telefônica da cidade, a antiga prensa da Empresa de correios e telégrafos, e as roupas eclesiais usadas pelos sacerdotes na celebração do centenário da igreja matriz.

8 – Casa de Cultura Capistrano de Abreu

Construído na primeira metade do século XIX, foi a residência do décimo Prefeito de Maranguape, Dr. João Bezerra, em seguida abrigou a Escola Técnica de Contabilidade e a Escola Particular São José. O prédio foi restaurado em 2002. Hoje funciona como a Casa de Cultura Capistrano de Abreu e a sede administrativa da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura.

9 – Complexo iPark

O visitante que procura tranquilidade encontra atrações de gastronomia e lazer diversificados. Aos fins de semana e feriados, o restaurante do iPark oferece cardápio variado com pratos típicos, como baião de dois, paçoca e carneiro, feitos especialmente com o tempero do Ceará.

10 – Museu da Cachaça

O casarão erguido pelo patriarca Dário Telles de Menezes, entre 1851 e 1854, atualmente abriga o Museu da Cachaça e reúne um completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo. O museu recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e é reconhecido como uma das principais atrações do turismo.

QUER CONHECER MARANGUAPE?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.