Município de Santa Catarina, Chapecó é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. A cidade é conhecida pela imensa Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, realizada todos os anos no mês de outubro. O evento reúne milhares de pessoas que chegam em busca das novidades nas áreas e também pelos shows musicais. Foto: Centro de Chapecó por Ddcostella, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38123373

Colonizada por italianos, a cidade guarda a cultura e tradição dos imigrantes. Na Rota Italiana, que reúne os vilarejos de Colônia Cella, Colônia Bacia, Sede Figueira e Linha Batistello, a mesa farta regada a bons vinhos e o cenário bucólico dividem a atenção dos turistas.

Os alemães também deixaram seu legado em Chapecó. No Museu Entomológico Fritz Plaumann, uma coleção de insetos reúne 80 mil exemplares. Das 17 mil espécies catalogadas, 1.500 foram descobertas pelo pesquisador que dá nome ao espaço. O museu fica no município de Seara, a 36 km de Chapecó.

Já na Floresta Nacional de Chapecó, os destaques ficam por conta da mata nativa e das da trilhas que levam a riachos e cachoeiras. No caminho, observe as diversidades da flora e da fauna. 
Para apreciar belas paisagens, vale seguir a Rota do Vale do Rio Uruguai. O trajeto é feito pela SC-480, com direito a mirantes panorâmicos.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Chapecó!

1 – Monumento o Desbravador

Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade.

2 – Memorial Paulo de Siqueira

Ocupando a base do Monumento “O Desbravador”, mostra algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira. Seu acervo é relativamente reduzido se comparado à totalidade da gigantesca obra do autor. São encontradas, também, fotos e informações sobre parte da obra do artista, espalhadas pelos três estados do sul do País e na Argentina e Paraguai.

3 – Praça Coronel Bertaso

Localizada no centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do ciclo da madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950 – através de um mural feito em argamassa de concreto, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água.

4 – Galeria de Artes Dalme Marie Grando Rauen

Localiza-se na Praça Coronel Bertaso. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Artes foi criada em 2002, homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen, e visa difundir e fomentar as artes visuais.

5 – Catedral Santo Antônio

Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 08 de dezembro de 1956. Possui duas torres com 40 metros de altura. O projeto é do arquiteto Cristiano Betamin. Vista do alto, a Catedral possui formato de cruz. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.

6 – Museu de História e Arte de Chapecó / Prédio Histórico da Prefeitura Municipal

Localizado na Av. Getúlio Vargas, centro da cidade, o prédio começou a ser construído em 1944 e foi inaugurado no dia 09 de julho de 1950. A arquitetura em voga na década de 50, em estilo “Getulista”, tem como característica as fundações em pedra, construção em alvenaria sem pilares nem vigas, de tijolo maciço, pintura nas paredes em escariola e aberturas em madeira.

7 – Museu da Colonização de Chapecó

É um espaço museal de significativa importância, pois resgata, preserva e salvaguarda o processo de colonização de Chapecó, a história de seus agentes desbravadores e visionários, assim como seus saberes e fazeres que, em tão pouco tempo, transformam o município de Chapecó em uma referência de progresso e desenvolvimento.

8 – Vale do Rio Uruguai

Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante. Fica a aproximadamente 15 km do centro da cidade.

9 – Arena Condá

O espaço compreende o campo de futebol onde joga a Associação Chapecoense de Futebol, campeã catarinense de 2006. Inaugurado em 24 de janeiro de 1976, chamava-se Estádio Regional Índio Condá, mas em 2008 precisou ser demolido para ampliação e construção da Arena Condá, no mesmo local. Com as modificações, passou a ter capacidade para 25 mil pessoas e a ser um dos maiores estádios de futebol de Santa Catarina. O campo mede 8.428,35m².

10 – Ecoparque

Localizado na Av. Getúlio Vargas, o Ecoparque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, lago com ponte, três trilhas para caminhada, áreas de convivência, playground, banheiros, academia ao ar livre.

QUER CONHECER CHAPECÓ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.