Um dos mais belos parques estaduais do Paraná, o de Vila Velha é o cartão-postal de Ponta Grossa. Formada por cavernas, grutas e lagoas, a reserva fica a 24 km do Centro da cidade e guarda ainda, esculturas naturais de arenito moldadas ao longo de milhares de anos. A mais famosa das figuras, a que remete a uma taça, é o símbolo do parque. Foto: Cristiane Siqueira

Para facilitar o passeio pelas formações rochosas, uma passarela de 2.600 m percorre os arenitos, enquanto monitores prestam informações em dois pontos da caminhada. Além disso, cavernas com lagos de lençol freático também fazem parte das atrações de Vila velha. Três grutas são abertas para visitas e, na mais imponente, um elevador desativado funciona como um mirante para a garganta contornada por um paredão de 53 m de profundidade. Já na Lagoa Dourada, que também é uma caverna, as escarpas são mais baixas, porém, o espelho-d’água é muito maior, com 320 m de diâmetro.

Fora do parque também há muitas belezas naturais. Destacamos o Buraco do Padre, um cânion em forma de cone com 50 m de profundidade e uma bela cachoeira com cerca de 30 m de queda e piscina natural. O acesso (fácil) é por trilha e a caminhada dura cerca de 20 minutos.

Ponta Grossa também tem badalação! Durante a München Fest, a festa do chopp escuro que acontece entre novembro e dezembro, há apresentações de bandas alemãs, barracas com comidas típicas e concursos de chope a metro.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ponta Grossa!

1 – Parque Estadual de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha é formado por três pontos turísticos principais: os Arenitos, integrados por diversas formações rochosas. Entre as mais famosas estão a Taça e o Camelo. As Furnas, que são grandes crateras com lagos em seu interior, e a Lagoa Dourada, que ganhou este nome devido à cor da água durante o por do sol.

2 – Buraco do Padre

O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma cascata de 30 metros de altura. O local recebeu este nome por ser o local de meditação dos padres Jesuítas. A furna fica no distrito de Itaiacoca, interior da cidade, distante 22 km do Campus de Uvaranas da UEPG. Ao chegar ao local, o visitante passa por uma trilha de um quilômetro para chegar, finalmente, ao Buraco do Padre.

3 – Cachoeira da Mariquinha

A cachoeira da Mariquinha fica a 30 km do centro da cidade e é um dos principais pontos turísticos da cidade. A queda d’água, de 30 metros, fica em meio à mata nativa e o local é ideal para quem gosta de acampar em meio à natureza.

4 – Cachoeira do Rio São Jorge

Localizada a 15 km da cidade, a cachoeira do Rio São Jorge é um dos pontos mais visitados de Ponta Grossa, com diversas quedas d’água entre as formações rochosas. Durante a visita é possível praticar rapel e também acampar no lugar. Banheiros e lanchonetes estão disponíveis para os visitantes na área de camping.

5 – Mansão Vila Hilda

Construída em 1926 para ser a casa de um grande empresário da época, a mansão Vila Hilda ganhou esse nome em homenagem à esposa do dono. Com dois pavimentos, a decoração da casa retrata paisagens de origem europeia e também locais. O local foi tombado pelo patrimônio público em 1999, e hoje é sede da Secretaria de Cultura da cidade.

6 – Catedral de Santana

A nova Catedral Sant’Ana foi construída em 1978, depois da antiga catedral de 1823 ser demolida. A moderna igreja destaca-se pelas cores e pela imponência, e pode ser vista de vários pontos da cidade.

7 – Parque Histórico de Carambeí

O Parque Histórico de Carambeí conta sobre a saga dos pioneiros holandeses quando chegaram à região. As construções mostram como era a vida destes imigrantes, o que faziam, como eram suas moradias. O parque é composto por Casa da Memória, Vila Histórica, Parque das Águas, Centro Cultural Amsterdam e Parque de Exposições.

8 – Estação Saudade

Construção de 1899, a estação tinha como função ser um posto de entre cargas, e também era passagem do trem internacional que ia de Itararé, em São Paulo, até o Uruguai. Por muito tempo, foi considerada uma estação de primeira classe, por sua arquitetura imponente. Com o crescimento econômico da época, a estação foi ampliada para atender os trens que iam de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Em 1990, foi tombada como patrimônio Cultural do Paraná.

9 – Cine-Teatro Ópera

A maior casa de espetáculos de Ponta Grossa, o Cine-Teatro Ópera está instalado em uma construção da década de 40. Até 1997, funcionava no prédio o cinema municipal e hoje conta com três auditórios, com capacidade para 970 pessoas. Grandes eventos como o Fenata, Festival Nacional de Teatro, e o FUC, Festival Universitário da Canção,acontecem no Ópera, que fica localizado na rua XV, uma das mais famosas da cidade.

10 – Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso

Inaugurado em 11/04/2001, o Museu surgiu de um projeto elaborado pelo arqueólogo Prof. Dr. Moacir Elias Santos com o objetivo de contribuir no aprimoramento da educação e da cultura da comunidade em geral e, principalmente, para servir de apoio didático aos professores e alunos do ensino fundamental e médio da região dos Campos Gerais.

QUER CONHECER PONTA GROSSA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.