Localizada no interior do estado do Espírito Santo, Colatina é uma das principais cidades do interior capixaba. A cidade que é conhecida como a Princesa do Norte, tem o 2º pôr-do-sol mais bonito do mundo. Foto: Colatina por Allandiegobrito, Domínio público – Wikipédia

A cidade oferece um grande potencial para o ecoturismo, pelas suas belas paisagens e fazendas bem cuidadas. Destaque para São Pedro Frio, a 600 metros de altitude e a 40 quilômetros do Centro, que oferece clima de montanha aos visitantes. Vale a pena conhecer as lagoas do Limão, Pau Gigante, Coroa Verde, Barbados, Óleo, Patrão Mor. Além das cachoeiras do Oito, Onze, Vinte e Onça.

Toda tarde, quando o sol se aproxima do horizonte montanhoso, o céu e o leito do Rio Doce se mesclam de dourado e vermelho e compõem um pôr-do-sol magnífico. O famoso pôr-do-sol representa o cartão-postal da cidade, junto com o monumento do Cristo Redentor, que tem 33 metros de altura. De diversos pontos é possível ver a estátua do Cristo, que a todos transmite uma maravilhosa sensação de paz. O por do sol de Colatina é o segundo mais belo do mundo!

As festas também acontecem durante o ano inteiro. No aniversário de emancipação do município, em agosto, a comemoração atende todos os gostos. Há eventos culturais e musicais dos mais variados. Durante o ano ocorrem os mais animados bailes, um deles, o do Cafona, que ocorre sempre no segundo sábado de maio.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Colatina!

1 – PÔR-DO-SOL DE COLATINA

O Pôr-do-Sol de Colatina foi classificado na década de 60 pela revista americana “Time”, como um dos mais bonitos do mundo. É o símbolo da terra quente, não só pelo calor das altas temperaturas, mas pelo calor humano e pela hospitalidade do seu povo.

2 – CATEDRAL DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A partir da Lei 5.246, sancionada em 25 de outubro de 2006, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, antiga igreja matriz, tornou-se o mais novo patrimônio histórico municipal, uma área de preservação histórica, artística e cultural.

3 – PONTE FLORENTINO ÁVIDOS

Foi inaugurada em 1928, e com ela ocorreu a efetiva colonização da região Norte do Estado. Foi iniciada para a construção da Estrada de Ferro Norte do Rio Doce, de Colatina a São Mateus, que não foi concluída. Liga as regiões norte e sul da cidade e forma com a avenida Beira-Rio, o rio Doce e o pôr-do-sol o cartão postal de Colatina.

4 – CALÇADÃO DA AVENIDA BEIRA-RIO

A avenida Beira-Rio é o local preferido dos colatinenses para as caminhadas nas manhãs, tardes e até mesmo à noite, pois conta em todo o seu percurso com o rio Doce, a Ponte Florentino Avidos e o pôr-do-sol. A paisagem proporciona aos caminhantes um grande espetáculo.

5 – BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

Está situada na região central da cidade. Funciona no antigo armazém da Estação Ferroviária, doada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) ao município na década de 80. Foi inaugurada no dia 1º de julho de 1989, quando recebeu o nome de “João Chrisóstomo Belesa”, em homenagem ao ex-presidente da CVRD. Seu acervo é formado por cerca de 20 mil volumes, a maioria de livros de clássicos infantis, didáticos, coleções, dicionários, mas também revistas e jornais, nacionais e internacionais. Está totalmente informatizado, assim como outros serviços.

6 – ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR

Foi inaugurada pela Prefeitura em 1975 no bairro Cristo Redentor, hoje Bela Vista. Construída pelo arquiteto, desenhista, pintor e escultor autodidata, Antonio Francisco Moreira, foi considerada na época a segunda maior estátua do Brasil, ficando atrás apenas da do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Perde para a do Rio em apenas 2,5 metros.

7 – PRAÇA MUNICIPAL

A Praça foi inaugurada no dia 1º de janeiro de 1935, com o nome de “22 de agosto”. No início do século passado (1906) era o local da antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Na década de 90 recebeu o nome atual “Belmiro Pimenta Teixeira”, em homenagem ao ex-deputado federal.

8 – MIRANTE DE SÃO PEDRO FRIO

Localizado na região serrana de Colatina, São Pedro Frio é o local ideal para quem quer respirar ar puro, fugir do calor durante o verão e também curtir um inverno muito aconchegante. A região é conhecida como “Suíça colatinense” e ainda tem remanescentes de mata atlântica. A vista é deslumbrante. Belas paisagens podem ser vistas em diversos pontos.

9 – PRAÇA SOL POENTE

A Praça Sol Poente é o principal centro de lazer e cultura de Colatina. O nome é em homenagem ao pôr-do-sol da cidade. Também considerada como parque, a praça fica situada numa área de 20 mil m², formada por vários jardins, pistas de skate e de patins, quadra esportiva, parque infantil, área para ginástica, campo de areia, biblioteca e ainda tem espaço para eventos e festas.

10 – IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA

A atual igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi construída na década de 50 no mesmo lugar da outra, que foi a primeira do município de Colatina, construída no século IX, com a frente virada para o Rio Doce, e demolida por estar em situações precárias.

QUER CONHECER COLATINA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.