O que fazer em Crato: 10 melhores pontos turísticos

Localizado no estado do Ceará, Crato situa-se no Cariri cearense, conhecido popularmente como o “Oásis do Sertão” pelas características climáticas mais úmidas e favoráveis à agropecuária. É uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará. O artesanato de redes e bordados é bastante difundido no município. Foto: Igreja da Sé por Ygor Coelho Soares (YgorCS), Domínio público

No turismo a cidade destaca-se pela Chapada do Araripe e suas belezas naturais, e pela arquitetura do Centro Histórico de Crato, que é datada do século XVIII.

Dentre os pontos turísticos, podemos destacar o Palácio Episcopal, o Instituto Cultural do Cariri, o Palacete da Estação Ferroviária, o Seminário São José, a Igreja da Sé, o Museu Histórico e o Museu Paleontológico.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos do Crato!

1 – Chapada do Araripe

É uma formação de relevo, localizada na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. A chapada abriga uma Floresta Nacional, uma área de proteção ambiental e também faz parte do Geopark Araripe.

2 – Geopark Araripe

O Geopark Araripe envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, apresentando uma área aproximada de 3.441 km2. Região com importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos.

3 – Museu de Paleontologia

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi fundado em 1985 pela prefeitura municipal de Santana do Cariri. A partir de 1997, através do projeto de implantação do Complexo Paleontológico da Chapada do Araripe, o Museu tornou-se propulsor da pesquisa paleontológica, na divulgação da ciência e no apoio à cultura do Cariri. O museu recebe, em média, 2.000 visitantes por mês, sendo um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri.

4 – Igreja da Sé (Matriz de Nossa Senhora da Penha)

Criada em 4 de janeiro de 1768, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Crato, foi desmembrada da Paróquia de São José, de Missão Velha. Em 1914, com a criação da Diocese de Crato, a matriz de Nossa Senhora da Penha foi elevada à categoria de Sé, ou seja, tornou-se a Catedral e Igreja-Mãe; o templo mais importante da diocese, pois é lá que fica a cátedra (cadeira) do bispo (também chamada Sólio Episcopal).

Nos dias atuais, a Catedral de Nossa Senhora da Penha é o espaço sagrado e histórico mais importante da cidade de Crato. A Catedral de Crato possui um rico patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso que é um orgulho para a população de todo o Cariri.

5 – Palácio Episcopal

O antigo palácio episcopal foi construído por Dom Francisco de Assis Pires, baiano de nascimento, que deixou um legado a todos os fiéis. O Palácio Episcopal é dono de uma belíssima arquitetura e está situado no centro do Crato.

6 – Teatro Rachel de Queiroz

O Teatro Rachel de Queiroz em Crato foi planejado para abrigar espetáculos teatrais adultos e infantis, shows, musicais, eventos corporativos e palestras.

7 – Praça Francisco Sá ou Praça do Cristo Rei

A Praça Francisco Sá ficou popularmente conhecida como Cristo Rei, por causa do monumento erigido no meio do local. O monumento da praça Cristo Rei é um dos mais conhecidos e também cartão postal da cidade do Crato no Cariri.

8 – Cristo Redentor

A escultura de 30 metros, desde a base de 6 metros, foi feita em 25 de dezembro de 1938 pelo italiano Agostinho Balmes Odísio. O Prefeito do Crato, assinou o decreto instituindo oficialmente como ícone do município a imagem do Cristo Redentor, durante a semana de comemorações aos 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade, com data de 17 de outubro. O monumento foi construído em cimento armado e ferro.

9 – Antiga Estação Ferroviária

A antiga Estação Ferroviária da REFFESA foi inaugurada em 1926 com a presença do Padre Cícero e simboliza a chegada do primeiro trem na cidade. Foi um marco ao desenvolvimento do Cariri. Atualmente é conhecida como Centro Cultural do Araripe.

10 – Museu Histórico do Crato

A antiga Casa da Câmara e Cadeia do Crato foi construída em 1877. Atualmente o prédio abriga o Museu Histórico do Crato e está protegido pelo Tombo Estadual de 30 de julho de 1968.

QUER CONHECER CRATO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: [email protected]

Translate »