O que fazer em Paulo Afonso: 10 melhores pontos turísticos

Localizado no estado da Bahia, Paulo Afonso teve a primeira usina subterrânea instalada no Brasil. Suas turbinas encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.
Foto: Cachoeira_de_Paulo_Afonso por Maria Hsu – Paulo Afonso CHESF, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4290778

A cidade possui belezas naturais como as cachoeiras e a reserva ambiental Raso da Catarina – onde encontram-se espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul-de-lear e a pomba-avoante; além disso, o complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e a pequena usina Piloto, fazem Paulo Afonso ser conhecido como a “Capital da Energia“.

A cidade também é um grande sítio arqueológico junto com XINGÓ que, pelo fato de não possuir grande infraestrutura hoteleira, a maioria dos turistas se hospedam em Paulo Afonso.

Dentro dos principais pontos turísticos podemos destacar o Balneário Prainha, a Cachoeira de Paulo Afonso, os Cânions do São Francisco, o Complexo hidroelétrico, a Igreja São Francisco, o Monumento o Touro e a Sucuri, o Monumento dos Trabalhadores, o Museu Casa de Maria Bonita, o Parque Belvedere, a Praça das Mangueiras, a Ponte metálica, o Teleférico e o Parque de exposições.

Paulo Afonso é conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, com isso, vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano. Seu ponto alto de turismo é a Copa Vela e o carnaval fora de época, quando a cidade fica lotada.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Paulo Afonso!

1 – Canyon do Rio São Francisco

O Canyon do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo, 17 quilômetros de cânion natural com paredões de granito com mais de 110 metros de altura, estão no município de Paulo Afonso.

2 – Reserva Ecológica Raso da Catarina

É uma Área de Proteção Ambiental (APA) e Estação Ecológica, fiscalizada pelo Ibama. Com 99.772ha a reserva abrange parte dos municípios de Paulo Afonso, Rodelas e Jeremoabo. A área é dividida em reserva biológica e indígena onde vivem os pankararés. A área de reserva biológica de caatinga é considerada única no mundo.

3 – Serra do Umbuzeiro

A Serra do Umbuzeiro, localizada a 20 km do centro de Paulo Afonso, é cenário para uma boa caminhada até o cruzeiro, em seu ponto mais alto. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 507 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.

4 – Sítio Histórico de Angiquinho

A primeira usina do Nordeste, construída em 1913, hoje tombada como Patrimônio Histórico. Durante o passeio, é possível conhecer sobre a história do idealizador e empreendedor Delmiro Gouveia e apreciar a construção que impulsionou a CHESF e ainda uma bela paisagem dos paredões do Canyon do São Francisco.

5 – Complexo Hidroelétrico

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf – iniciou a construção de suas usinas em Paulo Afonso no ano de 1949. Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas. O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf, que é de 10,7 MW. A Usina PA.IV possui uma das maiores cavernas do mundo. Tem 210 metros de extensão, 24 de largura, 55 de altura.

6 – Balneário Prainha

O Balneário Prainha é uma das principais atrações do município de Paulo Afonso. Na Prainha, acontece anualmente, em setembro, a Copa de Velas com o carnaval fora de época.

7 – Museu Casa de Maria Bonita

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira MARIA BONITA, a rainha do cangaço, está situada a 38 km do centro de Paulo Afonso. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço.

8 – Pinturas Rupestres

Mais de 100 sítios arqueológicos da região do canyon do São Francisco, em Paulo Afonso, com pinturas rupestres datadas de nove mil anos, são protegidos pelo Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres. As artes rupestres, são sinais e figuras pintados pelos homens primitivos, em rochas e paredes de cavernas, estão gravadas em rochedos graníticos do sertão baiano.

9 – Igreja São Francisco de Assis

Construída em 1949 sobre uma pequena colina, a Igreja tem estrutura em pedra da própria região. A igreja de São Francisco de Assis é um dos principais cartão postal da cidade.

10 – Ponte Dom Pedro Segundo

A Ponte Metálica, construída na década de 50, é uma maravilha da engenharia, toda em metal encravada no belo canyon do Velho Chico. Tornou-se um ícone da cidade de Paulo Afonso.

QUER CONHECER PAULO AFONSO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: [email protected]

Translate »