O que fazer em Jalapão: 10 melhores pontos turísticos

Entre dunas douradas a surpreendentes fervedouros, o Jalapão oferece pontos turísticos e atrações espetaculares em meio à natureza do Tocantins. As principais atrações turísticas do Jalapão estão concentradas próximas às cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, roteiro circular que tem início e final na cidade de Palmas, capital do estado. Foto: Jalapão por Gabriel Castaldini, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40534214

Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado.

O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, como o Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro do Ceiça, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada

Para conhecer as atrações principais da região do Jalapão (da qual faz parte o Parque Estadual do Jalapão) serão necessários pelo menos 5 dias inteiros. Assim haverá tempo suficiente para mergulhar em várias cachoeiras, fervedouros e ainda fazer uma trilha como a do alto da Serra do Espírito Santo, para ver o nascer do sol.

Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos do Jalapão!

1 – Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Santo é uma das grandiosas formações rochosas do Jalapão. Do alto do platô se tem uma linda vista para a região e para as dunas. É possível chegar ao topo fazendo uma trilha de uma hora. A subida é pesada, mas assistir ao nascer do sol lá no alto é recompensador.

2 – Cachoeira do Formiga

A tonalidade da água da Cachoeira do Formiga é mesmo de enlouquecer. O verde intenso, com um ponto de azul na rocha de calcário no fundo, faz desta queda d’água um passeio imperdível. A temperatura do poço é ideal para aplacar o calor do Jalapão sem susto e a cachoeira ainda permite uma boa massagem nos ombros.

3 – Dunas do Jalapão

O dourado que colore as Dunas do Jalapão faz com que elas sejam o grande cartão postal da região. Localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão, as dunas são emolduradas pela belíssima Serra do Espírito Santo. Na verdade, é graças a essa serra e à ação do vento que as dunas foram formadas. O cenário é mesmo espetacular e é impossível não se emocionar ao ver o sol se pondo diante da troca de cor da areia, que a cada minuto fica ainda mais intensa. A subida ao topo das dunas é fácil e o cenário dos mais gratificantes.

4 – Fervedouro Bela Vista

O Fervedouro Bela Vista é considerado por muitos o mais belo da região. O poço de água tem 15m de diâmetro e é um dos maiores do Jalapão. A cor da água é de um azul impressionante e a transparência permite lindas fotos ao mergulhar.

5 – Prainha do Rio Novo

O Rio Novo é um dos maiores rios de água potável do mundo. A Prainha do Rio Novo fica localizada bem perto da Cachoeira da Velha. A faixa de areia fininha é um convite ao banho de sol, mas delicioso mesmo é mergulhar nas águas límpidas desse rio.

6 – Fervedouro do Buriti

O Fervedouro do Buriti encanta pela linda cor da água, que varia entre verde e azul, a depender do sol, e também pelos grandiosos buritis que cercam o local. Com grau de flutuação leve e muito verde ao redor, esse fervedouro agrada pela grande piscina e transparência da água. Ótimo para cliques subaquáticos!

7 – Cachoeira da Velha

Maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha já seria linda o suficiente vista a partir da plataforma de madeira para observação. Porém, para senti-la por completo e vê-la de todos os lados só mesmo fazendo um rafting!

8 – Fervedouro do Korubo

O Fervedouro da Korubo é o único que não permite visitação a todos os turistas. O espaço é aberto apenas a quem está acampando com a Agência Korubo.

9 – Cânion do Sussuapara

O Cânion do Sussuapara, também chamado de Cachoeira do Sussuapara, fica a 20 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins. Aqui, paredões de rocha arenítica com 15 metros de altura se abrem para dar passagem à pequena cascata que dizem realizar desejos.

10 – Pôr do sol da Pedra Furada

O cenário parece ter sido preparado para os amantes de fotografia. Difícil resistir a algumas fotos na Pedra Furada, especialmente ao pôr do sol. A luz passa por entre os buracos formados pela ação do vento na rocha e faz dos espaços molduras perfeitas para o registro do momento. A subida é bem fácil e o lugar permite curtir sem sacrifícios. Aproveite cada segundo do espetáculo e aprecie e imensidão do Jalapão.

QUER CONHECER O JALAPÃO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações e Reservas: (21) 98854-2018
E-mail: [email protected]

Translate »