Localizada no interior do Rio de Janeiro, Teresópolis fica a cerca de 75 km da capital. É a cidade mais alta do Rio de Janeiro, a 871 metros, e, portanto, uma das mais frias da região. Tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual dos Três Picos. Foto: Parque Nacional Da Serra Dos Orgãos por Jorge Antonio de Oliveira Vicente, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40646102

A cidade possui diversos atrativos naturais e urbanos. Dentre os naturais, podemos destacar a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), criado em 30 de novembro de 1939 e atualmente gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Através do Circuito Turístico Terê-Fri (como é conhecida a RJ-130), uma rodovia com 67 quilômetros de extensão, tem-se acesso aos Três Picos de Salinas, importante monumento natural do Parque Estadual dos Três Picos; e a Pedra da Tartaruga, uma formação rochosa similar a uma tartaruga, local ideal para a prática de rapel e de encontro entre jipeiros.

Dentre os atrativos urbanos podemos destacar: o Castelo Montebello Medieval, a Colina dos Mirantes, a Feirarte (Feira de Artesanato de Teresópolis) – também conhecida como Feirinha do Alto, a Igreja Matriz Santa Teresa, o Mirante do Soberbo – onde é possível avistar o pico Dedo de Deus, e o Palácio Teresa Cristina, atual sede da Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Cercada por natureza, a cidade é conhecida como a capital nacional do montanhismo. Lugares como o Parque Nacional são muito procurados para a prática deste esporte, principalmente por abrigar a Pedra do Sino, o ponto mais alto da Serra, além do Escalavrado, Nariz do Frade, Agulha do Diabo, Dedo de Nossa Senhora e Pedra do Elefante. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Teresópolis!

1 – MIRANTE DO SOBERBO

Trevo de entrada para Teresópolis. Em dias claros, avista-se o Grande Rio, a Baía de Guanabara e a Baixada Fluminense. Do local avistam-se também os Picos Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, entre outros. Visitação permanente.

2 – PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Do atrativo avista-se toda a Serra dos Órgãos, com seus inúmeros picos. O local oferece inúmeras opções de lazer, pousada, riachos, cascatas, trilhas e piscinas naturais. Local propício para a prática do alpinismo e excursionismo. Visitação: todos os dias, das 08:00 às 17:00h.

3 – FONTE JUDITH

É uma fonte de água natural localizada no bairro do Alto, em Teresópolis. Construída em 1920, seu nome tem origem em Judith, filha de Luiz de Oliveira, antigo proprietário das terras, que teria sido curada de uma grave enfermidade através das propriedades medicinais da água da fonte. Anos depois, Luiz vendeu as terras para Arnaldo Guinle, que remodelou totalmente o local. Em julho de  1967, a fonte ganhou a forma atual: uma obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos portugueses de Jorge Colaço, com cinco saídas d’água em forma de faunos. 

4 – LAGO COMARY

Localizado no Condomínio Granja Comary. Do atrativo tem-se uma bela visão do lago com pequena ilha, além da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao lado esquerdo e ao fundo o Dedo de Deus encoberto. Visitação aos sábados e domingos.

5 – PALÁCIO TERESA CRISTINA

O prédio, com suas linhas em estilo colonial, é um dos mais bonitos da cidade. Inaugurado em parte pelo Prefeito Dr. Euclides de Aquino Machado em 1927, suas obras tiveram prosseguimento, nas administrações dos Prefeitos Roger de Souza Malhardes – 1951 a 1954 e José de Carvalho Janotti. Tem sido palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos.

6 – FEIRARTE – Feira de Artesanato de Teresópolis

A Feira possui aproximadamente 800 barracas padronizadas, que comercializam: cerâmica, tecido, tricô, brinquedos, bijuterias, pratas, palha, couro, camurça, plantas desidratadas, além de outros comestíveis destacando-se: mel, biscoitos, licores, chocolates, sorvetes, defumados, etc.

7 – PEDRA DA TARTARUGA

Localizado depois do bairro da Posse, é um excelente lugar para a realização do rapel, dada a sua forma semelhante a uma tartaruga. Lugar com visual deslumbrante, garante o contato direto com a natureza.

8 – CASCATA DO IMBUÍ

A cascata de grande beleza, apresenta-se com altura aproximada de 20m onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras. Foi totalmente remodelada, com construção de mureta de proteção aos visitantes para melhor apreciação do atrativo, com maior segurança. O local possui: quiosques, sanitários, área para lazer e descanso. Visitação permanente.

9 – CACHOEIRA DOS FRADES

A cachoeira possui uma queda de aproximadamente 10 m de altura, com declive acentuado e grande volume d’água. Forma uma piscina natural, com águas transparentes e fundo de areia, muito utilizada para banhos, tendo em sua margem, areias claras. Visitação permanente.

10 – ORQUIDÁRIO ARANDA

O Orquidário foi criado com o objetivo principal de preservar as espécies brasileiras e estrangeiras, através de pesquisas e fecundações artificiais, feitas em laboratório. O local é circundado por densa vegetação, entre pinheiros, araucárias e cedros, destacando-se um lago de grande beleza, possuindo carpas japonesas. O Orquidário Aranda está entre um dos melhores do Brasil. São expostas e comercializadas orquídeas e bromélias, entre as muitas espécies. Visitação: Diariamente das 09:00 às 17:00h.

QUER CONHECER TERESÓPOLIS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.