Além de tradições milenares, crenças, aromas e sabores, as magníficas cidades maias também resistiram. Elas ocuparam territórios hoje pertencentes a México, Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize. Foto: Chichen-Itza por Erin Tracy – Pixabay

Os centros maias mais importantes – convertidos em sítios arqueológicos – estão abertos ao turismo e anualmente recebem várias levas de visitantes vindos de todas as partes do planeta.

Conheça aqui a beleza eternizada de 11 das principais cidades maias do México: Teotihuacán, Chichén Itzá, Palenque, Tulum, Monte Albán, Cholula, El Tajín, Cobá, Calakmul, Comalcalco e Edzná.

Conheça 11 Sítios Arqueológicos Imperdíveis no México!

Tulum – Foto: chambly1236 / Pixabay

1 – Teotihuacán

Teotihuacán é o maior sítio arqueológico do México e está localizada no coração do país, a 40 minutos da Cidade do México. As principais atrações são as pirâmides do Sol e da Lua e é o passeio ideal para ter uma ideia de quem foram os astecas.

2 – Chichén Itzá

A cidade maia de Chichén Itzá é o sítio arqueológico mais visitado da península de Yucatán e conta com a pirâmide de Kukulcán, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Com uma sabedoria inacreditável de astronomia, os maias criaram esta cidade que deixa de boca aberta a todos os visitantes. Se você vai a Cancun, é visita obrigatória. Está localizada à duas horas do principal destino do caribe mexicano.

3 – Palenque

Palenque está rodeada pela exuberante selva do estado de Chiapas e é um dos sítios arqueológicos mais visitados não somente pelas belas paisagens e história, mas também pela aventura que oferece aos seus visitantes.

4 – Tulum

Tulum é o único sítio arqueológico de frente para o mar, o que o converte em um lugar de beleza única, impossível de ser visto em qualquer outro lugar do mundo. O mar azul turquesa do caribe combinado com as belas ruínas fazem que este lugar seja mágico e perfeito para você abusar das fotos. Está localizado na Riviera Maya, aproximadamente 1 hora de Playa del Carmen.

5 – Monte Albán

Este lugar sagrado é o único sítio arqueológico que está localizado na parte alta de uma montanha, de onde é possível avistar a capital, Oaxaca. Apesar de ser pouco explorado por turistas brasileiros, é reconhecido mundialmente e com certeza é um dos pontos turísticos do México imperdíveis.

6 – Cholula

Cholula é considerada a maior pirâmide do mundo e fica localizada perto da Cidade do México, no estado de Puebla. A pirâmide é tão grande que antes de ser descoberta era confundida com uma montanha. No topo foi construído o Santuário da Nuestra Senora de los Remédios, uma das igrejas mais fotografadas do México, por ser parte da panorâmica perfeita junto com o vulcão Popocatéptl.

7 – El Tajín

Localizado no estado de Veracruz, o sítio arqueológico de El Tajín é diferente de tudo, pois suas pirâmides formam parte do Império Totonaca, que possuíam uma arquitetura muito peculiar, diferente de maias e astecas. Vale muito a pena uma visita!

8 – Cobá

A subida ao topo da grande pirâmide de Cobá, a Nohoch Mul, é feita por mais de cem degraus íngremes. Do topo de seus 42 metros de altura, descortina-se uma ampla vista daquele que foi um dos maiores centros maias do período clássico. Cobá disputou com Chichén Itzá o domínio da região e acabou subjugada pela rival.

9 – Calakmul

A antiga e poderosa Calakmul, no estado de Campeche, competia com a grande Tikal, na Guatemala, pela hegemonia da região central maia. Os primórdios da cidade remontam ao período pre-clássico (300 a.C a 250 a.C), desde quando começa a prosperar e se transforma numa “superpotência” política e militar. Estudos recentes indicam que foi capital do Reino de Kaan, ou Reino da Serpente, e chegou a abrigar mais de 50 mil habitantes fixos. É Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2002.

10 – Comalcalco

Remodelado em 2012, o museu de sítio de Comalcalco teve as instalações modernizadas e exibe extensa coleção com o material retirado durante as escavações empreendidas pelos arqueólogos. Destaque para os ladrilhos pictografados utilizados nas construções.

11 – Edzná

Fundada em 400 a.C., Edzná conta com numerosas construções de caráter religioso, administrativo e habitacional, todas elaboradas nos três estilos arquitetônicos mais marcantes da região em que está localizada, no estado de Campeche: Puuc, Petén e Chenes. O Edifício de los Cinco Pisos figura entre os mais emblemáticos da cidade que chegou a abrigar cerca de 25 mil pessoas.

CONHEÇA O MÉXICO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.