A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade. Foto: Praia de Pajuçara por Marco Ankosqui – MTur

As praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, assim como, curtir um belo pôr do sol na Ponta Verde e tirar uma foto com a placa “Eu Amo Maceió”! Jatiúca possui ondas mais fortes e é frequentada por quem gosta de mar agitado.

Não deixe de explorar outras praias de Alagoas! Ir à Praia do Francês e à Paripueira, com piscinas naturais de águas claríssimas, são excelentes programas. Na maré baixa, que dita o ritmo dos passeios, Maragogi e a Praia do Gunga (considerada uma das mais bonitas do Brasil) são imbatíveis e surpreendem pela beleza!

Maceió ainda tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, boa rede hoteleira, entretenimento e preços justos.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Maceio!

Teatro Deodoro por Marco Ankosqui – MTur

1 – Praia de Pajuçara

Localizada a 2,5 km do centro da cidade, a mais conhecida praia de Maceió é pura tranquilidade em suas águas, graças aos arrecifes que a tornam segura para o banho, principalmente das crianças. Formadas por anéis de recifes de coral, as piscinas naturais da Pajuçara localizam-se a 2 km da costa. O acesso é feito em jangadas de pescadores nos horários de maré baixa. Sua orla é repleta de bares, boates, hotéis e restaurantes.

2 – Praia de Ponta Verde

Conhecida, antigamente, como a Praia das Acanhadas, era procurada pelas tímidas jovens da sociedade para se banhar sem serem vistas. A Ponta Verde era cheia de imensos coqueiros.

O nome herdado do Sítio Ponta Verde, ficou conhecido por causa de um coqueiro de aparência inusitada – parecido com um pescoço de uma ema. Por ser uma praia de águas calmas, pode-se praticar esportes náuticos como windsurf, caiaque e durante a maré baixa, formam-se piscinas de águas mornas.

3 – Praia de Ipioca

Localizada a 18 km de Maceió, a praia de Ipioca se caracteriza por suas areias claras, águas mornas e uma grande concentração de coqueiros. Além disso, a praia é ideal para banhos relaxantes, caminhadas, camping e pesca de caranguejos, lagostas ou peixes.

4 – Dunas de Marapé

Este pedacinho do paraíso no Nordeste brasileiro é um complexo turístico localizado na cidade de Jequiá da Praia, a 65 km de Maceió. Com praia, lagoa, mangue e tours para manter sempre vivo os costumes locais, o complexo é opção de lazer para quem viaja para Alagoas.

5 – Mercado do Artesanato

O Mercado do Artesanato é o ponto turístico ideal para quem visita Maceió e gosta de arte e cultura regional. O mercado está passando por uma reestruturação desde 2022. O projeto de reforma prevê, ainda, a instalação de elevadores.

6 – Museu Palácio Floriano Peixoto – MUPA

O Museu Palácio Floriano Peixoto é a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por ” Palácio dos Martírios “, é parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual pelo Decreto nº 38309/2000. Seu acervo possui mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos.

7 – Catedral de Maceió

Fundada em 31 de dezembro de 1859, a Catedral Metropolitana de Maceió é conhecida como “Templo Imperial” pois seu chão foi pisado por D. Pedro II e Dona Tereza Cristina, no dia da sua fundação. Em 22 de novembro de 1821, foi lançada a pedra fundamental para a construção da Igreja.

8 – Museu Théo Brandão

Considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, o Museu Théo Brandão abriu ao público em 2002. O nome é em homenagem ao professor e folclorista Theotônio Brandão Vilela. Sua coleção de arte popular, doada ao espaço, possui fotografias, folhetos de cordel e livros. O museu expõe também, objetos da cultura brasileira e de vários países, destacando-se México, Espanha, Portugal e alguns africanos.

9 – Teatro Deodoro

Construído entre o ano de 1905 e 1910 e inaugurado durante os festejos de 21 anos de proclamação da república, em 15 de novembro de 1910, o Teatro Deodoro tem capacidade para 690 lugares. Está localizado no centro de Alagoas, composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarote, poltrona e fosso para orquestra.

10 – Museu do Comércio de Alagoas

Inaugurado em 16 de junho de 1928, o Museu do Comércio foi instalado no Palácio do Comércio. A sequência do circuito é a história da Associação, representada por um rico acervo de móveis e utensílios de época e grande iconografia de alta resolução. Uma coleção de moedas explica a mudança do primeiro padrão monetário e até exibe o meio circulante das usinas de açúcar.

CONHEÇA MACEIO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.